WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Os leites enriquecidos

Por que não melhorar o que já é bom?

Leite

O leite é muito nutritivo, com altos teores de proteína e cálcio. Mesmo assim, muitas empresas do setor de laticínios têm buscado melhorar ainda mais esse alimento por meio de tecnologias que permitem adicionar vitaminas e minerais, tornando-o muito mais completo e capaz de suprir necessidades de muitos consumidores.

Sem sofrer alterações de sabor ou qualquer outra, o leite conhecido como vitaminado, fortificado ou enriquecido é um forte aliado à nutrição saudável e ideal para pessoas que têm deficiências de nutrientes, pois sua ingestão auxilia no restabelecimento nutricional do organismo.

Conheça os tipos de leites enriquecidos já disponíveis no mercado:

Leite enriquecido com cálcio

Possui um teor de cálcio muito maior em um menor volume de leite. Desse modo, com o consumo desse produto, os níveis de ingestão diários do mineral são atingidos mais facilmente. Isso é de extrema importância, pois o corpo humano não fabrica o cálcio, apesar de usá-lo para variados fins. “O leite é a melhor fonte natural de cálcio, além de oferecer proteína de alta qualidade e disponibilidade. Seu consumo constante colabora com a formação e manutenção da estrutura dos ossos e dentes, evitando doenças como osteoporose, câncer e obesidade, e ajuda no estabelecimento do equilíbrio do fósforo no organismo, coagulação sanguínea, transmissão de impulsos nervosos e contração muscular”, explica Célia Lúcia de Luces Fortes Ferreira, responsável técnica pelo Curso a Distância CPT Produção de Iogurte, Bebida Láctea, Doce de Leite e Requeijão Cremoso.

Leite enriquecido com ferro

O leite praticamente não tem ferro em sua composição, por isso a adição deste agrega muito valor à bebida, que passa a fornecer ainda mais nutriente a quem o consome. Geralmente, a quantidade adicionada varia de 0,8 a 3 mg por 100 ml, teor que contribui muito para atingir a ingestão diária de ferro recomendada pelo Ministério da Saúde, que é de 14 mg para um adulto.

A deficiência de ferro é uma das maiores causadoras de anemias no nosso país. Os grupos de risco mais afetados por esse distúrbio do sangue são crianças abaixo de três anos de idade, garotas adolescentes, grávidas e idosos, os quais podem encontrar no leite enriquecido uma ótima alternativa para aumentar o consumo desse mineral.

Leite enriquecido com vitaminas

A concentração e tipos de vitaminas adicionados dependem do fabricante. Os mais comuns são leites enriquecidos com vitamina A, B6, B12, C, D e E, além de elementos como o ácido fólico e a nicotinamida.

É muito importante que o consumidor se atente, no rótulo do produto, sobre as quantidades de nutrientes fornecidas, pois assim saberá o quanto da ingestão diária recomendada pode ser suprida com o leite enriquecido. Nosso corpo necessita de pequenas doses de vitaminas, mas em constante reposição. Muitas doenças terríveis são causadas pela falta delas, e esse produto é um forte auxiliar no suprimento vitamínico diário.

 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área de Laticínios.

 

Curso Produção de Iogurte, Bebida Láctea, Doce de Leite e Requeijão Cremoso

Curso Produção de Manteiga, Coalhada e Requeijão em Barra

Curso Industrialização de Leite de Cabra

 

Fonte: Queijos no Brasil - queijosnobrasil.com.br/portal/home

Por Bruna Falcone Zauza

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!