WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Montando uma miniqueijaria

Para produzir um dos ingredientes mais utilizados na culinária mundial requer atenção a vários aspectos

Produção de queijos

O professor do Curso a Distância CPT Instalação de Queijaria e Controle de Qualidade, Juliano Gomide Souza, ressalta que instalar uma queijaria é um bom negócio, pois o mercado consumidor de queijos já está consolidado e em constante ampliação.  No entanto, para obter sucesso neste empreendimento, é necessário ter qualidade, que pode ser conseguida com as boas técnicas de fabricação e uma queijaria bem instalada.

Além disso, o queijo é um importante ícone de toda a gastronomia mundial e está presente nas receitas mais clássicas e deliciosas. É muito difícil encontrar alguém que não goste, inclusive pela variedade extensa de sabores, aromas, cores e consistências. Isso acaba fazendo com que o queijo seja o ponto de partida para um empreendimento que pode ser muito lucrativo.

Em primeiro lugar, é preciso pensar que uma queijaria grande requer muito investimento. A partir disso, uma opção para quem deseja entrar no ramo, mas tem pouco dinheiro disponível para investimento, pode ser a miniqueijaria, que poderá ser expandida à medida em que for prosperando.

O queijo no Brasil

Nosso país é privilegiado com uma variedade enorme de queijos genuinamente brasileiros. Em comparação a outros países, o consumo de queijo por habitante ao ano não atinge números tão expressivos, mas há um consumo já consolidado e com expectativas de crescimento para os próximos anos.

Ainda, a produção também está aquecida e projeta crescimento futuros, pois mais de ¼ de todo o leite produzido em nosso país é destinado à fabricação de queijos, sendo Minas Gerais o estado que mais o produz.

Informações gerais sobre como montar uma mini queijaria

Estrutura

A estrutura para esse empreendimento precisa ser grande. Também é preciso estar atento às normas que o local de produção deve respeitar para ter autorização para produzir queijos. São vários os materiais necessários para a produção e o local precisa, ainda, estar divido em área de produção, depósito de matérias-primas, sala de cura, área de estoque de produto e área de venda e varejo.

Fornecedor

É preciso encontrar um fornecedor de matéria-prima de qualidade. Como é de conhecimento geral, a matéria-prima do queijo é o leite. Para queijos de alta qualidade, o leite de vaca natural é fundamental, apresentando acidez máxima de 17% e padronização com 3,3% de gordura.

Variedades

Ainda que nosso país seja rico em variedades de queijos, pesquisas demonstram que o mercado tem gosto pelos mais tradicionais. Assim sendo, você deverá optar por produzi-los, para assegurar que sua produção consiga ser vendida. São esses: muçarela, prato, parmesão, meia cura, ricota, requeijão e coalho.

Aspectos legais

Com o objetivo de trabalhar com a produção e a venda desse tipo de produto, você deve estar atento às leis e normas vigentes em relação a isso. Nossa legislação atual não permite que as vendas de queijos ultrapassem o local de origem, isto é, não é possível vender o seu queijo em outros estados. Porém, essa regra ainda está sendo discutida, uma vez que limita o crescimento de muitos queijeiros. Ainda que sua queijaria seja do tipo mini, é preciso que obedeça a todas as exigências necessárias em relação à produção desse alimento.

 


Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Laticínios:

Instalação de Queijaria e Controle de Qualidade
Produção de Iogurte, Bebida Láctea, Doce de Leite e Requeijão Cremoso
Produção de Queijos Minas Frescal, Muçarela e Gouda

Fonte: Montar um Negócio – montarumnegocio.com
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!