
O queijo é um dos alimentos mais populares no mundo todo e está presente na mesa de 8 a cada 10 brasileiros. De acordo com o IBGE, no ano passado, foram produzidas mais de 1 milhão de toneladas dessa iguaria, acarretando média de consumo de mais de 5,3kg por habitante, o que reforça ainda mais o caráter popular desse tipo de alimento.
Alberto Valentim, professor do Curso CPT Produção de Queijos Finos e Mofados – Morbier, Saint Paulin, Gorgonzola e Camembert, a popularização do queijo se justifica, dentre outros fatores, pela grande variedade existente desse laticínio, conseguindo agradar aos mais diversos paladares, dos mais simples aos mais sofisticados.
E, de fato, a lista com todos os tipos é extensa, cada um com seu método de produção e sendo classificado por especialistas como ideal para harmonização com diferentes tipos de bebidas ou outras comidas.
Apresentamos os principais tipos de queijos com seus respectivos métodos de fabricação e harmonização ideal:
Brie
O queijo brie possui uma casca branca característica, que nada mais é do que o mofo Penicillium candidum. Essa casca possui textura aveludada e o seu interior é macio, com a intensidade do sabor variando de acordo com a maturação. Por essas características, combina com vinhos brancos ou com tintos leves.
Camembert
É semelhante ao queijo brie tanto no sabor quanto na forma de fabricação, pois também possui casca branca aveludada e massa macia. A diferença está no formato dos dois, dado que o camembert é produzido em formato cilíndrico pequeno. É ideal para harmonizar com vinhos brancos mais encorpados e com boa acidez.
Coalho
Muito conhecido por ser o “queijo da praia”, o queijo coalho é um produto brasileiro, obtido a partir da coagulação da massa através do uso exclusivo do coalho. A coalhada obtida é cortada, coada, prensada e salgada para que se chegue ao sabor que conhecemos. Pode ser consumido assado, grelhado, puro ou como petisco, harmonizando bem com vinhos brancos, suaves e levemente aromáticos.
Emmental
O mundialmente conhecido como queijo suíço, possui sabor suave e levemente adocicado, apreciado por adultos e por crianças. É muito utilizado na fondue, em molhos brancos e em recheios de tortas, dentre outras. Forma um “par perfeito” com vinhos tintos de médio corpo ou com brancos encorpados.
Estepe
Provavelmente você sabe de qual queijo se trata, mas não reconheça pelo nome: o queijo estepe é aquele amarelo, cheio de “bolhas”. Seu sabor é suave a amendoado e também ligeiramente doce, o que combina com sabores salgados e com outros queijos finos. Em relação aos vinhos, cai bem com vinhos tintos leves.
Gorgonzola
O queijo gorgonzola é fino, mas tem se popularizado pela grande variedade de receitas nas quais é utilizado. Sua textura é macia e seu sabor é forte, com aparência marcada pelas linhas azuis e verdes. Combina com alimentos de sabor adocicado, como uva, pera, figo, damasco, mel e vinho do porto.
Gouda
Também cheio de “bolinhas” em seu interior, o queijo gouda possui uma casca roxa e apresenta sabor suave e adocicado, combinando com frutas secas, vinho tinto, doces em compotas e até com cerveja. É frequentemente utilizado em lanches mais sofisticados.
Provolone
Outro queijo fino, mas que também tem se popularizado, possui um sabor mais defumado e é fabricado em um processo de maturação mais longo do que o normal. O consumo pode ser feito de várias formas e “pede” um vinho tinto mais encorpado, combinando bem também com cerveja.
Conheça os Cursos CPT da Área Laticínios:
Produção de Queijos Finos e Mofados – Morbier, Saint Paulin, Gorgonzola e Camembert
Produção de Queijos Minas Frescal, Mussarela e Gouda
Produção de Queijo Minas Padrão, Prato e Provolone
Fonte: Revista Casa & Jardim – revistacasaejardim.globo.com
por Renato Rodrigues
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.