WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como fazer manteiga: pasteurização, maturação, batedura, malaxagem, lavagem e salga

A manteiga é feita ao se bater o creme obtido previamente do desnatamento do leite. Este é uma camada densa, opaca e de cor amarela, formada naturalmente na superfície do leite deixado em repouso

Como fazer manteiga: pasteurização, maturação, batedura, malaxagem, lavagem e salga    Artigo CPT

A manteiga pode ser definida como o produto obtido pela aglomeração mecânica da matéria gorda do leite, acrescida ou não de cloreto de sódio (sal). É formada, batendo-se o creme, obtido previamente do desnatamento do leite. ''Dentre os componentes do leite, a matéria gorda é o principal elemento que entra na fabricação da manteiga. O creme (nata) é uma camada densa, opaca e de cor amarela. É formado naturalmente na superfície do leite deixado em repouso'', afirma a professora Célia Ferreira do Curso CPT de Produção de Manteiga, Coalhada e Requeijão em Barra. 


Este creme ou nata constitui-se em um aglomerado de glóbulos gordurosos, de 1,6 a 10 microns, e pequenas porcentagens de outros elementos do leite que os acompanham. A manteiga comum, de primeira qualidade, segundo exigência fiscal, deve apresentar no mínimo 80% de matéria gorda. Para se obter uma produção aproximada de uma fabricação normal, deve-se acrescentar 15% ao total de matéria gorda presente no total do leite ou do creme a ser utilizado.


Padronização do teor de gordura


Normalmente, durante a padronização, obtém-se o creme com teor de gordura acima de 40%. Este é muito elevado para a fabricação da manteiga, por isso ela deve ser padronizada para se reduzir o teor de gordura para 35 a 40%. A padronização do creme é feita pela adição de água filtrada e gelada, com a finalidade de reduzir o teor de gordura para essa faixa.


Pasteurização do creme


Uma vez realizada a padronização, o creme é submetido a 80 °C, durante 30 min e, em seguida, resfriado à temperatura de 18 °C. As finalidades desse tratamento térmico são:

— Destruição dos microrganismos patogênicos;
— Destruição dos microrganismos responsáveis pela decomposição do creme com a fermentação;
— Diminuição da acidez;
— Eliminação das substâncias voláteis;
— Melhoria da qualidade da manteiga;
— Aumento da conservação da manteiga.


Maturação da manteiga


Quanto à maturação, a manteiga pode ser fabricada de duas formas, com fermentação do creme ou sem a fermentação. Quando não é realizada a fermentação, inicia-se o processo de pasteurização e bateção, logo após padronização do leite e obtenção do creme. No entanto, é recomendável realizada a fermentação. A vantagem da sua realização é que a manteiga fica com sabor e aroma mais acentuado, além disso, o rendimento da manteiga, com o processo de fermentação, tende a ser melhor que o processo sem fermentação.


Podem ser adotados dois sistemas para se realizar a fermentação:


Com a adição de fermento lático específico para manteiga e pela fermentação natural. A opção que produz manteiga de melhor qualidade, mas relativamente pouco utilizada, principalmente em laticínios menores, é utilizar fermento específico para manteiga, que deve ser adicionado ao creme logo após ele ser resfriado no processo de pasteurização. Nesse caso, a manteiga é classificada como de primeira qualidade. Já na fermentação natural, a qualidade da manteiga não é tão boa, assim como o rendimento.


Batedura do creme


Após efetuada a maturação, a temperatura do creme deve ser ajustada para 10 a 12 °C e mantida durante todo o processo. O ajuste e a manutenção dessa temperatura são fundamentais para se obter manteiga de boa qualidade e rendimento. Ajustada a temperatura, o creme pode ser acondicionado na batedeira e iniciado o processo na rotação mais alta, a 45 RPM, durante cerca de 45 min.

Com o processo de bateção, ocorre incorporação de ar na massa e, consequentemente, aumento de seu volume. Por isso, deve ser adicionado creme na batedeira, somente até 50% de sua capacidade. Ou seja, se a batedeira é de 200 L de capacidade, devem ser adicionados somente 100 L de creme, no máximo. O ideal é que sejam colocados somente 40% de creme.


Malaxagem ou desleitagem

A malaxagem ou desleitagem visa retirar o leitelho (sobrenadante resultante da bateção da manteiga), após a batedura, para retirar o excesso de água. Outro fator importante desta etapa é que podemos verificar se o rendimento do processo de fabricação está bom a partir do leitelho. Para isso basta coletar uma amostra em um recipiente e levar para a análise do teor de gordura.

Se o teor de gordura médio perdido agora estiver na faixa de 0,5 a 0,7%, indica que o processo de fabricação está bom. Caso contrário, se o teor de gordura estiver acima desse valor, significa que está sendo perdida muita gordura e o rendimento está baixo. Nesse caso, deve ser feita uma análise de todas as fases da fabricação para descobrir onde está ocorrendo a falha.


Lavagem da manteiga


A lavagem da manteiga deve ser feita com água de boa qualidade. Essa etapa pode contribuir para a contaminação da manteiga, se não for utilizada uma água de qualidade industrial. A lavagem não deve contribuir para a incorporação de água à manteiga, o que é constatado pela presença visível de gotículas, ao se cortar a massa. A água de lavagem deve ser previamente resfriada em latões de aço inoxidável, à temperatura entre 7 e 12 °C, correspondendo a cerca de 2 a 3 °C a menos que o leitelho. Isso é fundamental para o rendimento e a boa qualidade da manteiga produzida.


Salga da manteiga


Deve-se acrescentar sal fino, de boa qualidade, em quantidade correspondente a 2% do peso da manteiga. Ele deve ser despejado uniformemente sobre a massa e a batedeira. Esta deve ser novamente ligada até que ocorra a homogeneização do creme com o sal. Essa bateção é importante para que os grãos de gordura se unam, formando uma massa completamente homogênea.


Embalagem da manteiga


A embalagem da manteiga deverá ser feita logo após a fabricação. A manteiga deve ser mantida em câmara fria antes de ser comercializada.


Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo 

 

Conheça os Cursos CPT da Área Laticínios.

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Januário Sandolo Teixeira Moisés

17 de out. de 2023

prezado Moisés ! me inscreve pra poder ter mais experiência de todo sobre o processo da manteiga

Resposta do Portal Cursos CPT

17 de out. de 2023

Olá, Januário Sandolo Teixeira Moisés! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Carlos Augusto Ferreira Gandara

14 de set. de 2021

Muito bom

Resposta do Portal Cursos CPT

14 de set. de 2021

Olá, Carlos Augusto! Como vai?

Fiquei feliz em saber que você gostou da nossa matéria. Não deixe de nos visitar, aqui você encontrará, em nossa sessão de artigos e dicas, muitos outros assuntos interessantes que poderão ajudar você sempre! :)

Forte abraço!

Marcela Teixeira

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?