WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cabra, vaca ou humano: conheça as características desses leites

Quadros (2008) observa que os leites de cabra, de vaca e de humano apresentam diferenças entre si, tanto na quantidade, quanto na classe da proteína

Cabra, vaca ou humano. Conheça as características desses leites   Artigos Cursos CPT

 

Quadros (2008) observa que os leites de cabra, de vaca e de humano apresentam diferenças entre si, tanto na quantidade, quanto na classe da proteína. O leite de cabra pode ser utilizado por crianças alérgicas ao leite de vaca, ou pessoas que fazem tratamento quimioterápico, pois pode diminuir a queda dos cabelos. A porcentagem média do teor de proteína do leite de cabra é de 3,98%, distribuído na forma de caseína, lactoalbumina e nitrogênio não proteico. A caseína é predominante, com aproximadamente 80% desse composto.

Não existem grandes diferenças nos teores de aminoácidos dos três tipos de leite, sendo o leite de cabra, o que mais se aproxima do humano, principalmente em termos de aminoácidos sulfurosos, como metionina e cistina. Todos são ricos em lisina, que é um aminoácido de grande importância na alimentação infantil. Geralmente, o leite de cabra é citado como causador de anemia em crianças quando é utilizado como alimento exclusivo. Nesse caso, a anemia é causada pelo tipo de dieta a que a criança está submetida, tornando-se insuficiente a ingestão tanto de ferro e cobalto, quanto de vitaminas B6, B12 e C. “Esse tipo de anemia também pode ocorrer quando se utiliza apenas o leite de vaca”, afirma André Luís de Almeida Guedes, professor do Curso a Distância CPT Produção de Queijos de Leite de Cabra.

O leite de cabra é constituído de 0,70 a 0,85% de sais minerais, quantidade pouco superior à do leite de vaca. Contudo, é bem superior ao leite da vaca, em termos de cálcio, fósforo, potássio, magnésio, e superior ao leite humano nos teores de fósforo, sódio e potássio. A ciência está tentando descobrir quais os componentes do leite de cabra que trazem esses benefícios à saúde, mas não houve, ainda, a concretização desses estudos. Apesar disso, a experiência já mostrou que o leite de cabra é um alimento completo e que auxilia na prevenção e cura de diversos males.

Existe certa variação nos teores de vitaminas entre os diversos tipos de leite, sendo que o leite de cabra apresenta teores mais elevados de vitaminas A, colina, tiamina, riboflavina, ácido nicotínico e biotina, em relação ao leite humano, porém mais baixos em vitaminas B6, B12, C e K, ácido fólico e piridoxinas.

Outro fato muito interessante e importante é que o leite de cabra é único em múltiplas utilizações, e por isto tão difundido e consumido sob as mais diversas formas, seja para subsistência, como matéria-prima dos melhores queijos do continente europeu, ou em uso terapêutico e até em cosméticos.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Formação Profissional em Laticínios.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?