WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Alérgico ao leite? Conheça alguns produtos com baixo teor de lactose

O que fazer para manter a saúde em dia e usufruir dos benefícios do leite sem dor e sofrimento? A resposta é simples: conhecer, fazer uso e consumir os alimentos certos, com baixo teor de lactose

Alérgico ao leite? Conheça alguns produtos com baixo teor de lactose

 

O leite é um importante alimento e deve estar presente na alimentação humana em todas as fases da vida, principalmente na infância e na adolescência. Ele é rico em cálcio, portanto, essencial para a saúde dos ossos e dentes, prevenindo, inclusive, a osteoporose e o diabetes tipo 2. É considerado o mais versátil dos alimentos e dele são produzidos a manteiga, inúmeros tipos de queijo, iogurte, creme de leite e outros tantos produtos usados em praticamente todas as culturas. Algumas pessoas, porém, têm de abrir mão dos benefícios do leite pelo fato de apresentarem sintomas, efeitos colaterais, nada agradáveis após consumi-los. O motivo? Intolerância à lactose.

Mas, afinal, o que fazer para manter a saúde em dia, poder usufruir dos benefícios do leite, contudo sem dor e sofrimento? A resposta é simples: conhecer, fazer uso e consumir os alimentos certos, alimentos com baixo teor de lactose.

Lácteos fermentados, queijos duros e os leites com reduzido teor de lactose, por exemplo, são alguns produtos que possibilitam ao consumidor ingerir os nutrientes que precisa, sem deixar de lado o sabor e o prazer do leite e nem comprometer a saúde. Os iogurtes estão no grupo dos fermentados e costumam apresentar boa tolerância devido, provavelmente, à alta atividade da lactase presente nos micro-organismos utilizados na sua produção. As bebidas vegetais, também chamadas de leites vegetais, por sua vez, vieram para substituir o leite de vaca. Algumas delas, inclusive, têm em sua composição uma suplementação de nutrientes, deixando-as ainda mais atraentes aos olhos dos consumidores. Ainda encontram-se nas prateleiras dos supermercados produtos como o leite de coco, leites de arroz, leite de soja, leite de amêndoas, leite de aveia, leite de milheto e várias outras opções para aqueles que apresentam intolerância à lactose.


Como saber se um alimento qualquer tem lactose?

Infelizmente não há lei que obrigue os fabricantes a mencionarem essa informação nos rótulos dos produtos. O melhor a se fazer, então, é procurar informações como: leite, lactose, soro de leite, coalhada e leite em pó entre os ingredientes que os compõem. Se encontrar qualquer uma delas é sinal de que o alimento pode lhe fazer mal.

Pessoas que substituem o leite de vaca por outros tipos de leite recebem a mesma quantidade de vitaminas, cálcio e outros minerais?

Não. É bom salientar que pessoas que têm intolerância à lactose devem procurar orientação adequada de forma a complementar dua dieta corretamente, não pondo em risco sua saúde.

Por Silvana Teixeira.
Fonte: Eu Posso Isso.

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!