WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Produção de mudas ornamentais - comercialização

No mercado de mudas ornamentais, duas linhas de venda podem ser exploradas: a de valor agregado, como floriculturas, e a de consumo de massa, como supermercados

Produção de mudas ornamentais - comercialização

 

O mercado brasileiro de mudas ornamentais apresenta-se com perspectivas de crescimento e conseqüente incremento para os principais segmentos da cadeia produtiva: produção, distribuição e comercialização. Esta previsão, bastante otimista, vem atraindo para o setor novos empreendedores, com consequente aumento da concorrência e a constante necessidade da busca por novos produtos e serviços.

“No mercado de mudas ornamentais, duas linhas de venda podem ser exploradas: a de valor agregado, como floriculturas, e a de consumo de massa, como supermercados”, afirma o professor Wantuelfer Gonçalves, do Curso Produção de Mudas Ornamentais, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Quem pretende entrar no negócio de produção de mudas ornamentais para comercialização deve estar atento para as sutilezas do ramo, como aliás em qualquer negócio. Assim, é muito importante que esteja em contato direto com outros produtores, tanto vendendo como comprando ou trocando materiais. Plantas ornamentais são como roupa: entram e saem de moda.

Assim, antes de se propor a produzir quantidades grandes de uma determinada espécie, tome o cuidado para não estar produzindo algo que o mercado já não esteja comportando pois, com exceção das plantas de grande porte (palmeiras e árvores), as plantas de pequeno porte são perecíveis e, uma vez não vendidas, têm de ser descartadas.

Mudas de grande porte e raras, geralmente, são mais caras e dão um retorno mais visível com a venda de poucos indivíduos. No entanto, mudas de pequeno porte, como as forrações, embora sejam muito baratas, individualmente, são necessárias em grande quantidade pelos projetos de paisagismo e, na venda em quantidade, acabam dando o mesmo lucro, ou até mais, já que a rotatividade é maior.

Por fim, alertamos que, embora a produção de mudas ornamentais seja um negócio lucrativo, ele exige um período de carência de, pelo menos, uns dois anos para um viveiro de médio porte e até dez anos para um viveiro de grande porte. Não adianta aplicar capital e construir um viveiro grande sem estar no mercado. Isso leva tempo. Ademais, é uma atividade que exige muita dedicação.

Estará apta à comercialização em todo o território nacional a muda produzida e identificada de acordo com o Regulamento da Lei no 10.7111, de 2003, aprovado pelo Decreto no 5.153, de 2004, com as presentes normas e demais normas complementares. A comercialização de mudas ornamentais somente poderá ser feita por produtor, reembalador ou comerciante inscrito no RENASEM.

Para comercialização, distribuição, armazenamento e transporte, a muda deve estar identificada e acompanhada da respectiva Nota Fiscal, e do Atestado de Origem Genética ou do Certificado de Mudas ou do Termo de Conformidade, em função da categoria ou classe da muda.

No trânsito de mudas, além dos documentos acima mencionados, quando for o caso, será exigida a Permissão de Trânsito de Vegetais e outros documentos, de acordo com a legislação específica.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Jardinagem e Paisagismo.

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Luciana Lima Reis

20 de mar de 2014

gostaria de adquirir livros de jardinagem e paisagismo, como encontrar?

Resposta do Portal Cursos CPT

21 de mar de 2014

Olá, Luciana!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para mais informações sobre os Cursos CPT da área Jardinagem e Paisagismo nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!