WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Mudas ornamentais são ponto forte no paisagismo

Iniciando com a implantação de um viveiro de pequeno porte, a produção de mudas ornamentais exige pouco investimento e permite ao empreendedor adaptar-se à atividade

O setor de flores e plantas ornamentais vem, nos últimos anos, se destacando expressivamente no agrobusiness brasileiro. Isso acontece, principalmente, no que tange à estrutura de mercado, à diversificação de espécies e variedades, à difusão de novas tecnologias de produção, à profissionalização dos agentes da cadeia, bem como na integração de todos os itens.

Mudas de qualidade são de fundamental importância para o sucesso na implantação e manutenção de qualquer projeto paisagístico, arborização urbana ou mesmo para o cultivo de plantas em vaso.

Mudas de qualidade são de fundamental importância para o sucesso na implantação e manutenção de qualquer projeto paisagístico, arborização urbana ou mesmo para o cultivo de plantas em vaso.

As condições de produção do nosso país, dotado de diversidade de solo e clima, permitem o cultivo de um infinito número de espécies, conferindo oportunidade para abrir espaços e se firmar no mercado internacional. Além disso, em virtude da vida moderna afastar o homem, cada vez mais, da natureza, surge a necessidade de levar as plantas para mais próximo do seu convívio, nos lares, escritórios, jardins, praças públicas e demais áreas de lazer, promovendo, dessa forma, um sentimento de unidade entre o ser humano e a natureza.

Esses fatores promovem uma demanda cada vez maior de plantas ornamentais, levando a um constante aumento na procura pelas mesmas, o que tem atraído a atenção para a implementação da atividade, de grande potencial econômico.

Cada vez mais, mudas de qualidade são vistas como de fundamental importância para o sucesso na implantação e manutenção de qualquer projeto paisagístico, arborização urbana ou mesmo para o cultivo de plantas em vaso. Para consegui-las, deve-se lançar mão de técnicas e procedimentos adequados para a produção, o que é indispensável para um melhor aproveitamento desse rentável ramo do agronegócio. Dentre esses procedimentos, está a escolha, formulação e adubação correta do substrato, os tipos, as dosagens e as formas de aplicação de adubos, aliados às características relacionadas ao bom manejo do sistemas de irrigação das mudas.

A propagação das plantas apresenta segredos e detalhes importantes que precisam ser conhecidos por quem se aventura na área de produção de mudas.

A propagação das plantas apresenta segredos e detalhes importantes que precisam ser conhecidos por quem se aventura na área de produção de mudas.

A propagação das plantas apresenta segredos e detalhes importantes que precisam ser conhecidos por quem se aventura na área de produção de mudas. Da utilização adequada das inúmeras técnicas de propagação disponíveis, depende, em muito, a qualidade das mudas produzidas, a qual irá refletir no sucesso ou não do futuro plantio. O viveiro é conduzido segundo princípios de horticultura ecológica, evitando, sempre que possível, a utilização de produtos ou práticas lesivas ao meio ambiente e à saúde humana, e não sustentáveis.

Com o objetivo de fornecer subsídios necessários para o correto planejamento e implantação de viveiros para mudas ornamentais, bem como de aspectos relacionados à administração de empreendimentos dessa ordem, o CPT – Centro de Produções Técnicas, elaborou o curso “Produção de Mudas Ornamentais”, no qual você receberá informações do professor Wantuelfer Gonçalves, doutor em paisagismo pela USP, professor do Departamento de Engenharia Florestal e chefe do Setor de Parques e Jardins, da Universidade Federal de Viçosa - UFV.  

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, filiada e mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

O mercado brasileiro de flores e plantas ornamentais apresenta-se com perspectivas de crescimento e consequente incremento para os principais segmentos da cadeia produtiva, distribuição e comercialização. Essa previsão, bastante otimista, vem atraindo para o setor novos empreendedores e aumentando a concorrência e a constante necessidade da busca por novos produtos e serviços. Nele duas linhas normalmente são exploradas, a de valor agregado nas floriculturas e a de consumo de massa, que são os garden centers e supermercados.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

yvelise galego lopes

22 de mar de 2014

como posso conseguir mudas de plantas para jardim em quantidades para plantar no condomínio do onde moro. Tem muito espaço aqui, gostaria de deixar bonito. Gostei muito da matéria, sou apaixonada por plantas e respeito muito.

Resposta do Portal Cursos CPT

25 de mar de 2014

Olá, Yvelise!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Recomendamos que procure por fornecedores de flores e plantas em sua região ou em mecanismos de busca como o Google.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

joslene macalossi

2 de mar de 2013

Gostei desse comentário porque trabalho nessa área há mais de 12 anos. Não fiz curso, só experiencia dos anos e fui pegando a maneira e cuidados como manejar cada espécie de planta. Amo trabalhar com isso, me faz viver melhor. Tenho um viveiro pequeno no fundo do meu terreno e moro na frente, trabalho com decorações de eventos e tenho uma floricultura. As plantas que levo são da minha produção e agora peguei um serviço de paisagismo para minha cidade e quero fazer o melhor. Preciso de mais entendimento e vejo que vocês tem. Espero resposta.

Resposta do Portal Cursos CPT

4 de mar de 2013

Olá, Joslene!

Agradecemos sua visita e seu comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato com você.

Atenciosamente,

Natália Parzanini Brum

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!