WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Jardins verticais - perfeitos para ambientes com pouquíssimos espaços

Os jardins verticais foram criados para amenizar a falta de áreas verdes nos centros urbanos, edifícios e apartamentos, a fim de modificar a paisagem de locais com espaços horizontais pequenos

Jardins verticais - perfeitos para ambientes com pouquíssimos espaços   Artigos Cursos CPT
 

Saber combinar as plantas no jardim é uma arte e uma técnica que podem trazer enorme carga de satisfação. Não é à toa que empreendimentos envolvendo paisagismo e jardinagem, que atuam tanto planejando quando implantando jardins, estão cada vez mais presentes no mercado, devido a uma alta demanda por seus produtos e serviços. Mas, não há dúvida de que conhecer as técnicas desse ramo de atividades e manter-se sempre informado sobre novos produtos é indispensável para o sucesso de empreendimentos da área.

“Particularmente, isso é muito verdadeiro para os jardins verticais, uma modalidade de jardim que tem conquistado espaço, de forma crescente, no paisagismo brasileiro. Uma modalidade que foi criada para amenizar a falta de áreas verdes nos centros urbanos, particularmente em edifícios e apartamentos, com o objetivo de modificar a paisagem de locais com espaços horizontais pequenos”, afirma Eduardo Elias Silva dos Santos, professor do Curso a Distância CPT Jardins Verticais - Implantação e Manutenção.

Considerando esse conceito, pode-se afirmar que as aplicações principais dos jardins verticais se dão, principalmente, nas paredes internas e em muros externos de ambientes variados. Destinam-se, na verdade, aos pequenos espaços tipicamente encontrados em edifícios, casas populares, quitinetes, apartamentos, ambientes públicos e empresariais, fachadas de prédios, casas, entre outros ambientes.

Nesse contexto de tornar mais agradáveis os ambientes de poucos espaços horizontais livres, os jardins verticais foram surgindo, inicialmente, com formas mais simples, até atingirem formatos bastante variados, utilizando diferentes materiais em sua construção e abrigando diferentes espécies. Um exemplo de grande valor é a fachada externa verde, uma iniciativa excelente que vem sendo usada para revitalizar edifícios.

Mas, vale ressaltar outros efeitos no ambiente, que os jardins verticais oferecem. Um jardim vertical pode, por exemplo, ajudar no combate ao calor urbano, já que a superfície recoberta com plantas tem ótima ação como isolante térmico. Pode, também, tornar os ambientes mais saudáveis, pois, no lado de dentro das edificações, as paredes verdes podem purificar e limpar o ar, ao reterem compostos orgânicos voláteis, partículas diversas que ficam em suspensão no ar e fumaça de cigarro. Sem contar que, no processo de evapotranspiração, as plantas reduzem o calor à sua volta, colaborando para manter o conforto térmico.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo?


Conheça os Cursos a Distância CPT da área Jardinagem e Paisagismo.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?