WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Quero construir uma barragem de terra. Como deve ser o solo?

Antes de decidir pela construção de uma barragem de terra é preciso fazer uma avaliação do tipo do solo existente no local. Esta avaliação indicará quatro situações diferentes, possíveis de ocorrerem

Quero construir uma barragem de terra. Como deve ser o solo?   Artigos Cursos CPT

 

Antes de decidir pela construção de uma barragem de terra é preciso fazer uma avaliação do tipo do solo existente no local. Esta avaliação, em geral, indicará quatro situações diferentes, possíveis de ocorrerem, afirma José Dermeval Saraiva Lopes, professor do Curso a Distância CPT Construção de Pequenas Barragens de Terra, em Livro+DVD e Curso Online. São elas:

1 - Solos com muitos afloramentos de rochas: estes solos não são recomendados para a construção de barragens de terra, porque não permitem uma boa ligação entre o maciço e os lajedos de pedra do terreno. Com isso, haverá grandes riscos de deslizamentos da barragem, com consequentes rompimentos do maciço. Portanto, em locais com estas características deve-se optar pela construção de outros tipos de barragens, como as de alvenaria, por exemplo;

2 - Solos firmes e profundos, com características argilosas: esta é a condição ideal para a construção de barragens de terra, pois sendo os solos secos, firmes e profundos, a barragem poderá ser assentada diretamente sobre o solo. Entretanto, antes de iniciar a sua construção, recomenda-se fazer uma aração (com arado de discos ou de aivecas) no local, onde a sua base será assentada. A finalidade dessa aração é permitir que, após a compactação, ocorra uma boa condição de ligação entre a primeira camada de terra do maciço e o solo, permitindo que ele fique bem fixo ao solo, garantindo, portanto, uma boa condição de estabilidade.

3 - Solos arenosos: caso o solo no local seja arenoso, ou argiloso superficialmente mas com grandes camadas de areia à pouca profundidade (como mostrado no filme), a construção da barragem apoiada diretamente sobre o terreno, neste caso não é recomendada. Neste caso, as possibilidades de ocorrer altas taxas de infiltração de água, abaixo do maciço de terra são grandes, o que poderá comprometer a eficiência da estrutura; e

4 - Solos úmidos ou parcialmente alagados (brejos): se o solo é úmido, caracterizando os brejos, é porque existem muitas “micronascentes”ou nascentes difusas no local. Neste caso, também, não é recomendável construir a barragem de terra simplesmente apoiada sobre o solo, pois, a presença de nascentes embaixo do aterro, poderá se tornar em um grande problema futuro, podendo causar inclusive, desmoronamentos na barragem.

Quando o solo do local apresentar características das condições “3”ou “4”, a barragem poderá ser  construída, porém nunca deverá ser apoiada diretamente sobre o terreno. Isto porque quando a represa estiver cheia, a pressão da água acumulada irá forçar a passagem de água por baixo da barragem, até atingir o lado de jusante da mesma. Ao se movimentar por baixo do maciço de terra, a água irá arrastar partículas de solo, gerando pequenas galerias no corpo da barragem. Estas galerias, por sua vez, irão provocar rachaduras no maciço de terra, que aos poucos, resultarão em pequenos desmoronamentos na base da barragem e causarão um inevitável enfraquecimento.

Com o passar do tempo, os desmoronamentos serão mais intensos, fazendo com que a barragem não tenha mais condições de suportar a pressão da água represada, quando então ocorrerá seu rompimento. Portanto, quando as situações “3”e “4” ocorrerem as barragens de terra poderão ser construídas, associadas a elementos de segurança (núcleo e, ou cobertor impermeáveis).

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Irrigação.
Por Silvana Teixeira.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Andressa Abich

13 de abr de 2019

Suponha que você é Engenheiro(a) Civil e foi demandado(a) para construir uma barragem de terra num local onde a temperatura média anual é alta (média de 25 graus) e as precipitações pluviométricas são intensas. O material a ser empregado para construir a taipa deve ser um solo argiloso (baixa permeabilidade) e não expansivo, ou seja, argilas lateríticas são as mais recomendadas. Ao consultar o mapa pedológico, foi possível identificar a presença de três classes de solo na região circundante à obra, conforme exposto a seguir: - Planassolos: trata-se de solos imperfeitamente ou mal drenados, encontrados em áreas de várzea, com relevo plano a suave ondulado. Esses solos apresentam perfis com sequência de horizontes (A-E-Bt-C), com o horizonte (A) geralmente de cor escura e o horizonte (E) de cor clara, ambos com textura mais arenosa, com passagem abrupta para o horizonte do tipo (Bt) (B plânico), bem mais argiloso e adensado, de cor acinzentada. - Argissolos: trata-se de solos geralmente profundos a muito profundos, variando de bem drenados a imperfeitamente drenados. Apresentam um perfil com uma sequência de horizontes (A-Bt-C) ou (A-E-Bt-C), onde o horizonte Bt é do tipo B textural, o qual se trata de um horizonte subsuperficial mais argiloso no perfil, de cores vermelha e/ou amarela. 6 - Neossolos: são solos de formação muito recentes, pouco desenvolvidos, originados a partir de diversos tipos de rochas e encontrados nas mais diversas condições de relevo e drenagem. Podem ser rasos ou profundos e apresentam uma sequência de horizontes (A-R, A-C, A-C-R), (A-Cr-R, O-R) ou (H-C). Considerando que seja necessário realizar uma investigação geotécnica para encontrar o material adequado, em qual das classes de solo você concentraria sua busca? Justifique sua resposta.

Resposta do Portal Cursos CPT

15 de abr de 2019

Olá Andressa,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Para mais informações, sugerimos consultar um especialista da área.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Antônio Gilvandro Ferreira Macedo

12 de fev de 2019

Muito bom gostaria de saber mais sobre o assunto de pequenas barragem

Resposta do Portal Cursos CPT

12 de fev de 2019

Olá Antônio,

Agradecemos a visita e comentario em nosso site.

Cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Paulo cesar silva dos santos

17 de jan de 2019

Boa noite sou especialista em represas,e venho sempre tentando aprimorar os meus conhecimentos e dicas são sempre bem vindas,Belo vídeo estão de parabéns...aproveitando se não houver problemas deixo aí o meu contato para quem esteja interessado em fazer uma represa ou algo do seguimento,temos os melhores equipamentos com um preço que cabe no seu bolso,estamos localizados em campo alegre de Goiás Go atendemos qualquer região fone 064 9 99214780/064 9 96076162.email:Paulo.cesar_cesar@hotmail.com aguardo o seu contato.

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de jan de 2019

Olá Paulo,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamentente,

Mariana Caliman Falqueto

wanderley moreira benazet neto

21 de fev de 2018

O vídeo é muito bom. Curto porém objetivo. Parabéns

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de fev de 2018

Olá Wanderley,

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

josemir pereira de sou

25 de ago de 2017

Eu quero manda construir uma barragem em minha propriedade la dar 50 metros de largura, quero construir lar com 3 metros de altura, tem como lar é argila,e ai vou fazer o eu quero criar peixe, e plantar hortaliça mim manda uma surjestão

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de ago de 2017

Olá, Josemir.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. De acordo com a matéria, solos firmes e profundos, com características argilosas têm a condição ideal para a construção de barragens de terra, pois sendo os solos secos, firmes e profundos, a barragem poderá ser assentada diretamente sobre o solo. Entretanto, antes de iniciar a sua construção, recomenda-se fazer uma aração (com arado de discos ou de aivecas) no local, onde a sua base será assentada. A finalidade dessa aração é permitir que, após a compactação, ocorra uma boa condição de ligação entre a primeira camada de terra do maciço e o solo, permitindo que ele fique bem fixo ao solo, garantindo, portanto, uma boa condição de estabilidade. 

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!