WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Precisando esvaziar uma barragem de terra? Conheça o desarenador

Haverá momentos em que será necessário esvaziar a represa, e isto será feito por meio de uma tubulação, com dispositivo para abertura e fechamento da água, chamada de desarenador

Precisando esvaziar uma barragem de terra? Conheça o desarenador   Artigos CPT

Haverá momentos em que será necessário fazer o esvaziamento da represa, e isto será feito por meio de uma tubulação, com dispositivo para abertura e fechamento da água (registro ou comporta), chamada de desarenador. “Ele deverá ser instalado na parte de baixo do maciço de terra, bem próximo à parte mais funda da represa”, explica José Dermeval Saraiva Lopes, professor do Curso CPT Construção de Pequenas Barragens de Terra.

Em pequenas represas, quando a altura normal da lâmina d’água for de no máximo seis metros, por questão de facilidade de operação e redução dos custos de instalação, o desarenador poderá ser equipado com registro, instalado a jusante da barragem. Mas, nesse caso, a tubulação do desarenador deverá ser de tubos de PVC corrugados e a junção dos tubos deverá ser feita com anéis de borracha flexível, sob pressão.

Tubos de PVC corrugados suportam bem o peso do aterro e o uso dos anéis flexíveis de borracha, em cada conexão, oferece segurança contra eventuais vazamentos no interior da barragem. Neste caso, a entrada do desarenador poderá ser feita conectando-se a extremidade da tubulação em uma manilha de concreto, posicionada na vertical, e com uma grade na parte superior. Entretanto, quando a altura normal da lâmina d’água for superior a seis metros, deve-se instalar uma comporta de ferro a montante da barragem, ou seja, dentro da represa.

A abertura e o fechamento da comporta deverão ser feitos por meio de um volante de ferro, instalado acima do nível da água e em local de fácil acesso. Este tipo de instalação funciona como uma medida preventiva de manter a estabilidade da barragem, pois evitará que a pressão da água que se acumulará dentro da tubulação provoque rompimentos nas junções, o que causaria vazamentos indesejáveis. Dependendo do volume de água armazenada na represa e do tempo disponível para realizar o seu esvaziamento, pode ser necessário, instalar mais de uma tubulação com registros, uma vez que não é recomendável utilizar tubulação com mais de 300 mm de diâmetro nominal. Porém, no caso de se utilizar comportas apenas uma será suficiente, pois a tubulação poderá ser de ferro ou de manilhas concreto. Neste caso, a união entre as tubulações ou as manilhas deverão ser feitas com cintas de concreto.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Irrigação.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!