
Haverá momentos em que será necessário fazer o esvaziamento da represa, e isto será feito por meio de uma tubulação, com dispositivo para abertura e fechamento da água (registro ou comporta), chamada de desarenador. “Ele deverá ser instalado na parte de baixo do maciço de terra, bem próximo à parte mais funda da represa”, explica José Dermeval Saraiva Lopes, professor do Curso CPT Construção de Pequenas Barragens de Terra.
Em pequenas represas, quando a altura normal da lâmina d’água for de no máximo seis metros, por questão de facilidade de operação e redução dos custos de instalação, o desarenador poderá ser equipado com registro, instalado a jusante da barragem. Mas, nesse caso, a tubulação do desarenador deverá ser de tubos de PVC corrugados e a junção dos tubos deverá ser feita com anéis de borracha flexível, sob pressão.
Tubos de PVC corrugados suportam bem o peso do aterro e o uso dos anéis flexíveis de borracha, em cada conexão, oferece segurança contra eventuais vazamentos no interior da barragem. Neste caso, a entrada do desarenador poderá ser feita conectando-se a extremidade da tubulação em uma manilha de concreto, posicionada na vertical, e com uma grade na parte superior. Entretanto, quando a altura normal da lâmina d’água for superior a seis metros, deve-se instalar uma comporta de ferro a montante da barragem, ou seja, dentro da represa.
A abertura e o fechamento da comporta deverão ser feitos por meio de um volante de ferro, instalado acima do nível da água e em local de fácil acesso. Este tipo de instalação funciona como uma medida preventiva de manter a estabilidade da barragem, pois evitará que a pressão da água que se acumulará dentro da tubulação provoque rompimentos nas junções, o que causaria vazamentos indesejáveis. Dependendo do volume de água armazenada na represa e do tempo disponível para realizar o seu esvaziamento, pode ser necessário, instalar mais de uma tubulação com registros, uma vez que não é recomendável utilizar tubulação com mais de 300 mm de diâmetro nominal. Porém, no caso de se utilizar comportas apenas uma será suficiente, pois a tubulação poderá ser de ferro ou de manilhas concreto. Neste caso, a união entre as tubulações ou as manilhas deverão ser feitas com cintas de concreto.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Irrigação.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.