WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito

Irrigação proporciona aumento da produtividade e qualidade dos produtos agrícolas

Irrigar reduz os riscos de perdas da produção, ocasionados por períodos de estiagem, mas a técnica precisa ser bem manejada

É necessário a modernização permanente dos sistemas de produção agrícola, por meio da adoção de técnicas eficientes como a irrigação.

É necessário a modernização permanente dos sistemas de produção agrícola, por meio da adoção de técnicas eficientes como a irrigação.

Devido à crescente preocupação com a futura escassez de alimentos, o setor agropecuário tem o difícil desafio de produzi-los na quantidade e com a qualidade necessária para atender à humanidade, que, a cada dia, é mais exigente. Para isso, torna-se necessária a modernização permanente dos sistemas de produção agrícola, por meio da adoção de técnicas eficientes que aumentem a renda do produtor e que atendam ao consumidor.

É nesse contexto que entra a irrigação, uma técnica capaz de proporcionar o aumento da produtividade e da qualidade dos produtos agrícolas. Além disso, reduz os riscos de perdas da produção, ocasionados por períodos de estiagem.

Mas, para isso, a irrigação deve ser conduzida de maneira eficiente. Muitas vezes, o produtor acha que basta adquirir o sistema para obter elevados níveis de produtividade, esquecendo-se, ou desconhecendo, que é preciso adotar técnicas que possibilitem aplicar a água no momento certo e na quantidade necessária para suprir às exigências das plantas.

O manejo da irrigação é uma técnica que consiste em monitorar e quantificar, periodicamente, o consumo de água pelas plantas, possibilitando determinar o tempo necessário para aplicação da lâmina d’água necessária (nem maior, nem menor) em cada irrigação.

Assim, pode-se adotar duas modalidades de manejo para aplicar a quantidade correta de água que as plantas realmente necessitam: o manejo com turno de rega fixo, quando o intervalo de tempo entre duas irrigações consecutivas não varia ao longo do ciclo de vida da cultura; e o turno de rega variável, quando o intervalo entre duas irrigações consecutivas é variável.

A adoção do manejo poderá trazer benefícios, tais como economia de água e energia, com melhor aproveitamento dos recursos hídricos, preservando o ambiente, reduzindo conflitos de uso de água, além de aumentar a renda do produtor.

No curso “Manejo de Irrigação – Quando e Quanto Irrigar”, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, você receberá informações do professor Márcio Mota Ramos e do professor Rubens Alves de Oliveira, ambos doutores, especialistas em irrigação do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa – MG.

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia2306/m-manejo-irrigacao.JPG

O manejo da irrigação consiste em monitorar e quantificar o consumo de água pelas plantas.

Nele são encontradas informações a cerca das técnicas de manejo de irrigação para obter melhor eficiência de cultivo, abordando assuntos como: processo de absorção e de retenção de água no solo; cálculo de lâmina de irrigação; avaliação de sistemas de irrigação; técnicas de manejo para culturas anuais e perenes (turno de rega fixo, turno de rega variável, tanque classe - A, estufa, tensiômetros, e EDABO).

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

O manejo de irrigação é uma técnica de grande utilidade para o sucesso da agricultura irrigada, que permite acompanhar as exigências reais de água da cultura, tornando possível fornecer a quantidade certa no momento adequado. Isso proporciona melhores condições de desenvolvimento das plantas, além de significativa economia de água, energia, mão-de-obra e insumos.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!