WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO

Sistema linux que utiliza terminais leves reaproveita computadores e os dá ótimo desempenho

Os trabalhos de manutenção, seja de atualização, equipamentos e backups são executado somente no servidor

A área de informática está em constante e rápido avanço, com sistemas operacionais e programas que dependem muito dos recursos dos hardwares. Por esse motivo, são lançados no mercado computadores cada vez mais rápidos e com grande capacidade de armazenamento e memória. Diante desse quadro, para manter a eficiência no trabalho, as empresas são obrigadas a substituir o parque implantado em um período de tempo muito curto, mesmo que esses computadores ainda estejam em perfeito estado de conservação.

Aliado a esse fato, como cada máquina é independente de forma geral, as informações estão descentralizadas, aumentando muito o trabalho da equipe de manutenção do setor de informática e diminuindo a segurança dos dados.

 O uso de terminais leves  obsoletos significa que o usuário irá trabalhar com uma máquina antiga, mas com um sistema que apresenta ótimo desempenho.


Existem hoje algumas alternativas para essa situação em que o setor de informática de grande parte das empresas se encontra. Uma das mais simples é com o uso de um servidor e vários terminais, todos conectados via rede de computadores local ao servidor com o uso do Linux terminal Server Project (LTSP). Nesse sistema, são utilizados como terminais computadores sucateados e obsoletos, sem a necessidade de disco rígido e com apenas uma placa de rede e um mínimo de memória, recebendo por isso a denominação de terminais leves. Esses terminais, ao serem ligados, são conectados ao servidor que os envia uma imagem do sistema operacional que irá processar uma seção no servidor. Assim, todas as aplicações que irão rodar nas estações serão baixadas diretamente do servidor, por meio de BOOT, via rede.

Dessa forma, é viabilizada uma enorme economia, por não ser mais necessária a troca das estações de trabalho, possibilitando a reutilização das máquinas antigas, transformando-se  em computadores que possam ser utilizados para o acesso aos softwares instalados somente no servidor, informações, dados, internet, entre outros. Assim, os trabalhos de manutenção, seja de atualização, equipamentos e backups passarão a ser executado somente no servidor, uma vez que nos terminais não existe nenhum software instalado e nem dados armazenados.

Com o objetivo de conferir ao aluno conhecimentos básicos para instalar e configurar um servidor Linux com terminais leves, o CPT – Centro de Produções Técnicas, elaborou o curso “Como Montar um Servidor Linux com Terminais Leves”, no qual você receberá informações do técnico e especialista em redes e sistemas operacionais Marcilio Bergami de Carvalho.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

O uso de terminais leves obsoletos significa que o usuário irá trabalhar com uma máquina antiga. Como o processamento será realizado no servidor, mantendo esse sempre atualizado e com um número de clientes compatível com sua capacidade de processamento e acesso a dados, todos os terminais apresentam ótimo desempenho. A esses terminais leves podem ser conectados monitores, teclado e mouse de ultima geração, permitindo ao usuário a sensação de estar tralhando em um computador novo e de alto desempenho.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!