Ligue Agora (31) 3899-7000 WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Servidor de proxy: o que é e para que serve

O servidor de proxy é uma máquina colocada entre os computadores da rede e a internet. É utilizado basicamente com dois objetivos: melhorar o desempenho do acesso através de um cache de páginas; e bloquear acesso a determinadas páginas

Servidor de proxy: o que é e para que serve   Artigos Cursos CPT

 

O servidor de proxy é uma máquina colocada entre os computadores da rede e a internet. Esse servidor é utilizado, principalmente, com basicamente dois objetivos: melhorar o desempenho do acesso através de um cache de páginas; e bloquear acesso a determinadas páginas, afirma Dr. Marcilio Bergami de Carvalho, professor do Curso a Distância CPT de Redes de Computadores – Básico, em Livro+DVD e Curso Online.

Na função de aceleração, o proxy armazena as páginas e arquivos mais acessados na WEB pelos usuários da rede interna. Assim, quando um usuário acessa determinadas páginas, elas ficam armazenadas no proxy. Quando outro usuário solicitar a internet, uma das páginas já armazenadas do cache, o proxy envia para o computador a página já armazenada de forma rápida. Com o uso do proxy, economiza-se tempo, pois a página é carregada de forma rápida e não ocupa a banda de internet da empresa buscando os mesmos dados.

O uso de servidor proxy acelera o carregamento das páginas de internet mais acessadas e preserva a banda da empresa. Esse processo também pode ser implementado para os downloads, principalmente os de atualizações de programas como o antivírus e o Windows. Sem o proxy, todos os computadores da rede deveriam atualizar uma nova versão do antivírus, baixando, cada um, o novo banco de dados, congestionando a internet toda vez que é lançado um bando de dados de atualização novo, o que ocorre com muita frequência. Com o proxy, ele será baixado somente uma vez, pois os outros computadores irão buscar o arquivo diretamente no servidor proxy. Dentre os principais usos do servidor de proxy, um dos grandes atrativos, além da economia do uso do acesso à internet, é a restrição do acesso à internet.

Como todos os acessos passam pelo proxy, é fácil implantar uma lista de endereços ou palavras que devem ser bloqueadas, para evitar, por exemplo, que os funcionários acessem páginas pornográficas ou percam tempo em sites de entretenimento em horário de trabalho. Essa restrição pode ser implantada de diversas formas. Podem-se criar restrições para todos os usuários da rede ou, ainda, criar grupos de usuários e implantar as restrições por grupos de usuários. Outras opções são implementar restrição por horário; impedir o acesso a determinados conteúdos.

Hoje em dia, os servidores proxy são extremamente comuns, mesmo em redes domésticas, não sendo necessário um servidor dedicado para essa função, basta instalar um dos vários programas de servidor proxy disponíveis no mercado. É bastante comum, também, em pequenas empresas e domicílios, a internet de banda larga ser disponibilizada por meio de broadband routers. Os aparelhos de melhor qualidade, mesmo de nível doméstico, costumam oferecer embutido o serviço de bloqueio de páginas da WEB por proxy.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Rede de Computadores.
Por Silvana Teixeira.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!