WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como verificar programas já instalados no OpenSUSE

Uma das formas mais fáceis e rápidas de verificar programas já instalados no OpenSUSE é clicar no lançador de aplicativos, identificar o Grupo Computadores e escolher a opção Instale Software

Como verificar programas já instalados no OpenSUSE

 

Há diversas formas de identificar os programas já instalados no Linux OpenSUSE. Uma das formas mais fáceis e rápidas de se fazer isso é clicar no lançador de aplicativos, identificar o Grupo Computadores e escolher a opção Instale Software. Fazendo isso, logo será solicitada a senha do Root. Após digitá-la, o sistema carrega os repositórios configurados no sistema à procura dos softwares já existentes. Viu como é simples?

“Para se ter acesso à área de instalação e desinstalação de programas, basta clicar em Lançador de Aplicativos, depois em Computadores e em Instale Software, afirma Marcílio Bergami de Carvalho, do Curso Como Montar um Servidor Linux com Terminais Leves, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Na tela do Yast, para gerenciar programas, existem alguns campos bastante importantes, que você precisa conhecer para que possa identificar o software a ser manipulado de forma mais rápida e fácil.  

Primeiramente, você deve escolher Filtro. Nessa caixa de diálogo, você pode selecionar a opção Pesquisa, ou a lista de programas em algumas características como: Padrões, Grupo de Pacotes, Idiomas, Repositórios ou Resumo da Instalação.

Na opção Grupo de Pacotes, os programas são listados, separados por grupos de aplicações, como Jogos, Multimídia, Suíte de Escritório e Ferramentas Administrativas. Dessa forma, você pode listar todos os aplicativos disponíveis para serem instalados ou retirados do computador.

Para verificar que programas estão instalados no OpenSUSE por meio dos Grupos de Pacotes, escolha o campo Filtro, clique na opção Grupo de Pacotes.

Por fim, escolha um grupo como Suíte de Escritório, onde estão listados os programas como Editores de Texto, Planilha Eletrônica e vários outros.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Rede de Computadores.

Por Andréa Oliveira.

Conheça mais sobre o Linux OpenSUSE, acessando os links abaixo:

Como abrir um pacote no OpenSUSE com o KDE

Como instalar novos pacotes no OpenSUSE e no LTSP

Como fazer a personalização do desktop no LTSP

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!