A popularização das impressoras no mercado doméstico, que se iniciou com as impressoras matriciais, proporcionou avanço na informática e uma grande facilidade para o dia-a-dia daqueles que utilizam o computador como ferramenta de trabalho. Isso porque o usuário executa diversos trabalhos no computador e, de forma geral, necessita finalizá-lo na forma de impressão.

A impressora matricial possui a característica da impressão por impacto, a única que possibilita a impressão de documentos com mais de uma via.
As impressoras matriciais dominaram o mercado na década de 80, quando eram encontradas, tanto em casas, quanto empresas. Em pouco tempo, elas foram substituídas pelas impressoras a jato de tinta, que apresentavam como vantagens maior velocidade, melhor qualidade de impressão e eram muito mais silenciosas. Paralelo a esse domínio, a tecnologia a laser se desenvolveu rapidamente e, desde a década de 90, já dominou o mercado corporativo. Essas impressoras revolucionaram esse mercado e, até mesmo, o de reprodução gráfica.
No entanto, o avanço não aposentou a impressora matricial, porque essa possui uma característica que ainda a mantém no mercado, que é a impressão por impacto, ou seja, é a única que possibilita a impressão de documentos com mais de uma via, utilizando carbono. Por esse motivo, ainda é muito usada por corporações, para emissão de notas fiscais e de outros documentos que exigem, obrigatoriamente, cópias. Por ser um equipamento de elevado custo, o conserto de suas peças é vantajoso para o proprietário e constitui um excelente campo para técnicos especializados em equipamentos de informática.
A impressora matricial tem seu funcionamento baseado em uma parte eletrônica e de processamento de dados, mas a seção de impressão propriamente dita é basicamente mecânica. Conhecê-la é fundamental para que o técnico possa compreender o mecanismo de impressão e a utilidade das peças, e realizar a manutenção de forma consciente.
O profissional capacitado para prevenção e correção dos defeitos é vantajoso para o proprietário e constitui um excelente campo para técnicos.
Visando capacitar os interessados nessa promissora área, o CPT - Centro de Produções Técnicas, elaborou o curso “Manutenção de Impressora Matricial” no qual você receberá informações do professor Marcos Jerônimo dos Santos, especialista em manutenção de equipamentos de informática, professor do SENAI e SENAC - RJ, diretor de conceituada escola de treinamento, que está há mais de 10 anos no mercado.
Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, filiada e mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.
A impressora matricial, como todos os equipamentos de informática, necessita, com o tempo, de diversos procedimentos, visando prevenir vários tipos de defeitos, principalmente os causados por desgaste e lubrificação. Essa manutenção é pouco utilizada pelos usuários em geral, mas muito importante para o técnico que mantém convênio de manutenção de equipamentos em empresas, pois evita manutenções emergenciais.
Mesmo com todo o cuidado do usuário e a manutenção preventiva realizada com frequência, é comum as impressoras matriciais apresentarem problemas. Logo, o profissional capacitado para prevenção e correção dos defeitos é essencial no mercado da informática.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.