WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Manutenção de notebooks

Os notebooks vêm ocupando uma fatia de mercado cada vez maior

Manutenção de notebooks

Cada vez mais rápidos, funcionais, leves e compactos, os notebooks vêm ocupando uma fatia de mercado cada vez maior. Esse crescimento é acompanhado, também, por maior demanda por serviços técnicos que envolvem conserto, instalação e manutenção dessas máquinas, tomando o segmento cada vez mais lucrativo.

De acordo com a consultoria internacional iSuppli, no final do ano passado as vendas de notebooks superaram pela primeira vez as de desktops (computadores de mesa), que aumentaram em 40%, o que corresponde a 38,6 milhões de unidades. Conforme estudo contratado pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) junto ao IT Data, a indústria de computadores pessoais comercializou, no primeiro trimestre deste ano, 2,217 milhões de unidades e, deste total, 1,507 milhão foram de desktops, que apontaram queda de 18% em relação ao período citado, e 710 mil foram de notebooks, que cresceram 7%.

Os computadores portáteis possuem as mesmas características presentes nos computadores pessoais com placa-mãe, processador, disco rígido e memória.

DEMANDA ATRAENTE


O técnico eletrônico Edno Fernandes Aguiar trabalhava com manutenção de monitores de computadores desktop e, há cerca de dez anos resolveu mudar de área. "Percebi que a demanda por notebooks aumentaria e decidi me especializar nessa área", afirma. Ele conta que, na ocasião, os notebooks eram mais comuns em empresas e raramente para uso pessoal. "Interessei-me pela área e vi que valia a pena investir. Fiz bem, pois é uma área que está crescendo como nunca", conta.

Em 2005, Edno abriu a própria empresa, a Bug Informática, focada em conserto de notebooks. Para se especializar na área, ele complementou, com vários cursos de eletrônica, a experiência que adquiriu quando trabalhou em uma autorizada da HP. "Fiz, inclusive, cursos específicos de manutenção dessas máquinas para aprender a solucionar os problemas mais comuns", conta. O técnico se sente feliz por sua escolha, apesar de ter enfrentado problemas no início. "As peças eram caras e difíceis de encontrar. Atualmente, tudo está mais acessível", diz Edno, que vê a portabilidade como a característica que mais atrai na compra de um notebook.

MAIS DEFEITUOSOS


O técnico ressalta que os notebooks dão mais defeito do que antigamente. Ele afirma que, para tomar o custo das máquinas ainda mais acessível, os fabricantes utilizam materiais com menos qualidade e placas com menos solda, o que deixa as máquinas mais sensíveis aumentando a demanda por serviços de manutenção.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Informática.
*Fonte: Jornal O TEMPO, Belo Horizonte, MG, 07/06/2009.

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!