WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Uma breve história da Internet

O Brasil é o primeiro do ranking, com mais de 70 horas por mês de uso total de Internet por pessoa

Uma breve história da Internet   Artigos Cursos CPT


A Internet e os Estados Unidos

Antes de conhecermos a história da Internet, precisamos conhecer sobre a criação da ARPA. Esta agência (Advanced Research Projects Agency ) surgiu na Guerra Fria, após a União Soviética lançar o foguete Sputnik ao espaço. Tudo para que os Estados Unidos voltassem à liderança tecnológica daquela época, que fora perdida para a União Soviética.

Devido à disputa tecnológica entre esses dois países é que surgiu a Internet, pois os Estados Unidos precisavam de uma rede de comunicação. Por meio dela, seria possível transferir dados com segurança entre locais geograficamente distintos. E toda a comunicação passava por um supercomputador central, localizado no Pentágono, o que tornava a rede bastante vulnerável. Para controlar isso, a ARPA criou a ARPANET (Rede de Comunicação Interna dos Estados Unidos).

Na década de 70, os Estados Unidos permitiram que algumas de suas universidades entrassem na ARPANET, uma vez que a Universidade da Califórnia, Berkley, implantou os protocolos Transmission Control Protocol / Internet Protocol (TCP/IP) ao Sistema Operacional UNIX, possibilitando a integração destas universidades à ARPANET. O TCP/IP vem sendo a base da Internet até os dias de hoje.

Mas foi na década de 90 que a Internet passou a ser acessível a todas as pessoas, e o responsável por isso foi Tim Bernes-Lee que, no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, criou o World Wide Web Consortium (W3C). Esta nada mais era do que uma comunidade internacional que desenvolvia padrões abertos para garantir o crescimento da Web, com o intuito de melhorá-la.

A Internet e o Brasil

A Internet surgiu no Brasil, em 1983, após uma reunião entre o governo brasileiro e a EMBRATEL. Esta tinha o objetivo de criar uma rede de comunicação no país, capaz de ligar as universidades brasileiras a centros acadêmicos de países da Europa e dos Estados Unidos. A primeira comunicação foi entre centros acadêmicos do Brasil e a Universidade de Maryland, nos Estados Unidos.

Na década de 90, foi criada uma rede de pesquisa, RNP (Rede Nacional de Pesquisa), com o intuito de implantar uma moderna infraestrutura, no Brasil, capaz de fazer conexões com a Internet bem como ampliar o acesso das universidades brasileiras à rede. Tudo financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

“Em 1995, por iniciativa do Ministério das Telecomunicações e do Ministério da Ciência e Tecnologia , os brasileiros da iniciativa privada tiveram acesso à Internet. No ano seguinte, o mercado da Internet, no Brasil, cresceu de forma impressionante”, ressalta o professor Sérgio Antônio dos Santos, do curso Desenvolvimento de Sites – HTML, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Atualmente, nosso país possui o maior número de usuários na Internet, com cerca de 70 milhões de internautas, perdendo apenas para a China (com 250 milhões), Estados Unidos (com 223 milhões), Japão (com 88 milhões) e Índia (com 80 milhões).

Confira mais informações sobre o mundo da Internet, consultando a área Informática.
Por Andréa Oliveira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?