WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

As oportunidades do mercado digital

Enquanto a TV digital ainda segue seu cronograma de expansão, a tecnologia móvel se consolida a cada dia como uma necessidade do brasileiro

A TV digital segue seu cronograma de expansão e a tecnologia móvel se consolida como uma necessidade do brasileiro.

Faz um bom tempo que se fala sobre a TV digital no Brasil. A cobertura de sinal para tal tecnologia atinge praticamente todas as capitais e grandes centros urbanos do país. A favorável e sólida situação econômica brasileira, construída no governo Lula e que vem sendo mantida até então, permitiu que classes menos favorecidas economicamente tivessem acesso a produtos dotados de tecnologia de ponta. Inclusive, televisores apropriados para a recepção do sinal digital, além de celulares e smartphones, cada vez mais utilizados para fins diversos.

Enquanto a TV digital ainda segue seu cronograma de expansão, a tecnologia móvel se consolida a cada dia como uma necessidade do brasileiro. Hoje, o fluxo de informação proporcionado pelas milhões de pessoas conectadas às redes sociais, por meio de dispositivos móveis, cresce exponencialmente, fazendo com que as pessoas tenham ou sintam a necessidade de se manterem conectadas.

Principalmente no que tange à TV digital, o Brasil ainda tem muito a melhorar em termos de CAPITAL HUMANO para trabalhar com tais tecnologias. Pouca gente sabe, mas nosso país é responsável por um dos padrões mais completos para o desenvolvimento de aplicativos para TV digital e aplicativos móveis, o chamado Ginga-NCL. Porém, o grupo que cuida da manutenção deste padrão ainda é pequeno e não conta com profissionais de todas as áreas e especializações necessárias, incorrendo em aplicativos de baixa qualidade, principalmente para a TV digital.

Cada vez mais pessoas estão conectadas às redes sociais por meio de dispositivos móveis.

Esse problema se deve ao fato de que as produções interativas disponíveis no mercado, hoje, estão sob o desenvolvimento de engenheiros. Embora esses tenham total competência para desenvolver o que de fato lhes cabe, como é o caso de softwares e componentes de apoio, não tiveram em sua formação a criatividade trabalhada, subutilizando a tecnologia padrão.

O mesmo se aplica aos programas para os dispositivos de comunicação móvel citados acima, uma vez que faltam novos profissionais no mercado para desenvolver aplicativos para tais produtos. Os profissionais que já estão inseridos no mercado nem sempre conseguem, ou se dão ao trabalho, de acompanhar o desenvolvimento das novas tecnologias.

Portanto, cremos que seja mais do que o momento de refletir e perceber o tamanho das oportunidades que o mercado está proporcionando e buscar, cada vez mais, se tornar um profissional multimídia. O que não significa ser um profissional que vá saber tudo sobre todas as tecnologias, mas sim aquele que se mantém atento, aberto ao aprendizado e sempre disposto a se enquadrar ao perfil daquilo que o mercado demanda, em vez de esperar que o mercado se adapte a ele.

* Hades Júnior, web designer, graduando em multimída digital

* Ana Carolina dos Santos, analista de sistemas, analista de marketing para web do CPT, pós-graduanda em comunicação empresarial, Publicidade e Marketing pela Univiçosa, Certificada Google Adwords Partner

**Este artigo reflete as opiniões do autor, e não do Portal de Informações do CPT - Centro de Produções Técnicas. O Portal não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!