WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Linguagem de Programação JavaScript: as principais vantagens

O JavaScript permite inserir vários efeitos, fazendo com que o site fique mais dinâmico, principalmente, porque permite ao programador da web melhorar a página do site

nos permite executar instruções como resposta às ações do usuário

A linguagem de programação JacaScript nos permite executar instruções como resposta às ações do usuário.

O JavaScript é uma Linguagem de Programação Client-side, que roda no cliente, ou seja, roda na máquina da pessoa que está acessando o site, e não no servidor. Essa linguagem é interpretada, podendo ser utilizada junto ao HTML e não compilada, uma vez que o navegador irá interpretar os códigos, à medida que as ações do site forem acontecendo, como a validação de um formulário.

O JavaScript pode controlar o comportamento do navegador em diversos aspectos

Isso é possível porque existe um interpretador JavaScript hospedado no navegador. Em outras palavras, a Linguagem de Programação JavaScript pode controlar o comportamento do navegador em diversos aspectos, como criar janelas pop-up, apresentar mensagens ao usuário, alterar as dimensões do navegador, interferir na barra de status, retirar menus, fechar e abrir janelas.

O JavaScript é a linguagem de programação do lado do cliente (Client-side) mais utilizada.

Trata-se de uma linguagem de programação ao lado do cliente, porque é o navegador que suporta a carga de processamento. Graças à sua compatibilidade com a maioria dos navegadores modernos, o JavaScript é a linguagem de programação do lado do cliente mais utilizada.

O JavaScript permite inserir vários efeitos, fazendo com que o site fique mais dinâmico

Em conjunto com o HTML, além de facilitar a validação de formulários, o JavaScript permite inserir vários efeitos, fazendo com que o site (ou uma mensagem de correio eletrônico) fique mais dinâmico, e com maior interação com o usuário.

O JavaScript permite executar instruções como resposta às ações do usuário

Nos formulários, esse sistema nos permite executar instruções como resposta às ações do usuário, com o qual podemos criar páginas interativas com programas, como calculadoras, agendas ou tabelas de cálculo.

O código JavaScript deve ser colocado junto aos comandos da linguagem HTML

Como o código JavaScript não é compilado, ele deve ser colocado no código fonte, junto aos comandos da linguagem HTML, podendo esse processo ser realizado em arquivo à parte.

Exemplos de scripts ao se acessar um site:

Quando se acessa um site, alguns exemplos de scripts são: aparecimento da data/horário atual, saudações como "bom dia", "boa tarde" ou "boa noite", ou ainda, efeitos onde uma imagem muda, quando se passa o mouse sobre ela.

O JavaScript permite ao programador da web melhorar as suas páginas e a potência de seus projetos

JavaScript é o passo seguinte, depois do HTML e do CSS, possibilitando ao programador da Web melhorar as suas páginas e a potência de seus projetos. Mesmo porque o JavaScript é uma linguagem de programação bastante simples e pensada para fazer as coisas com rapidez e leveza.

O JavaScript é a linguagem de programação do lado do cliente mais utilizada

 Graças à sua compatibilidade com a maioria dos navegadores modernos, o JavaScript é a linguagem de programação do lado do cliente mais utilizada.
 

O JavaScript pode ser usado, inclusive, por leigos

O JavaScript é indicado, inclusive, às pessoas que não tenham uma experiência prévia na programação, que podem aprender a usá-lo, em toda sua potência, com somente um pouco de prática.

O JavaScript permite a programação de pequenos scripts e programas maiores

Esta é uma linguagem com muitas possibilidades, que não só permite a programação de pequenos scripts, mas também de programas maiores, orientados a objetos, com funções e estruturas de dados complexas.

O JavaScript coloca à disposição do programador tudo o que forma a página Web

Além disso, o JavaScript coloca à disposição do programador todos os elementos que formam a página Web, para que este possa acessá-las e modificá-los dinamicamente.

Por Andréa Oliveira.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Desenvolvimento de Sites e Softwares, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Entre os cursos, temos:

Curso CPT Desenvolvimento de Sites – Parte 3 – JavaScript

Curso CPT Desenvolvimento de Sites – Parte 2 – CSS

Curso CPT Desenvolvimento de Sites – Parte 1 – HTML

Curso CPT de Programação Java

Curso CPT Programação PHP

Curso CPT Avançado de Programação PHP

Curso CPT Lógica de Programação

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!