WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito

Desenvolvimento de sites - provedores de hospedagem

Os provedores de hospedagem fazem o papel do servidor web. A diferença é que eles não estão em uma máquina local e, para serem acessados, é necessário transferir os arquivos gerados para um servidor

Desenvolvimento de sites - CSS: provedores de hospedagem

 

Já sabemos que o site, em HTML desenvolvido, de forma geral, fica hospedado em um servidor para que possa ser acessado por todo o mundo. Esse servidor pode ficar situado na própria empresa, onde todo o sistema será gerenciado internamente. Entretanto, no caso da internet, de forma geral, esses servidores ficam em servidores de hospedagem, onde o seu website ficará armazenado e onde enviamos os arquivos HTML, para que as pessoas possam acessá-lo.

O que são provedores de hospedagem?

Os provedores de hospedagem fazem o papel do servidor Web. A diferença é que eles não estão em uma máquina local e, para serem acessados, é necessário transferir os arquivos gerados para um servidor.

Essa operação é realizada por meio de FTP, que, traduzindo do inglês, significa protocolo de transferência de arquivos, forma bem prática e rápida de transferir arquivos pela internet. Portanto, os provedores de hospedagem são utilizados, quando se deseja publicar as páginas HTML desenvolvidas para um endereço público na internet. Antes disso, um domínio precisa ser registrado.

É claro que, para você acessar os arquivos que estão nesse servidor; dentro painel de controles do servidor de hospedagem, escolhido por você; é cadastrada uma senha, para se publicar um site na internet, basicamente, precisa-se do domínio e do provedor de hospedagem.

Escolhendo um provedor de hospedagem

Nas configurações do domínio, este é direcionado para o provedor de hospedagem, para que qualquer pessoa com acesso à internet passe a acessar o site que foi gravado no seu provedor de hospedagem.

Ao assinar um serviço de provedor de hospedagem, este deve disponibilizar um endereço para conexão, com um nome de usuário e senha.

Saiba escolher o provedor de hospedagem e evite aborrecimentos

Quando você for utilizar um provedor de hospedagem, o mais importante é verificar a qualidade do serviço prestado pelo provedor. Se você fizer a escolha errada, prepare-se para vários aborrecimentos. Por isso, alguns pontos devem ser levados em conta na hora de decidir onde você deve hospedar seu sistema.

A capacitação técnica do provedor é fundamental. Provedores pequenos dificilmente conseguem dar conta do processamento de um sistema robusto.

Escolha provedores com sistema rápido e eficiente de atendimento

Outro fator é o suporte ao usuário. Se o sistema de suporte for deficiente, você terá uma fonte inesgotável de aborrecimentos. Um provedor de hospedagem deve ter um sistema rápido e eficiente de atendimento e solução de possíveis problemas técnicos.

Escolha o tipo de hospedagem que melhor atendê-lo (própria ou revenda)

Outro ponto importante a ser considerado é o tipo de hospedagem. Existem basicamente dois tipos de hospedagem, a própria e a revenda.

No primeiro caso, a hospedagem é realmente feita pela empresa que tem acesso e controle efetivo sobre os servidores. Esta pode solucionar qualquer problema de imediato.

Já, no caso da revenda, a empresa está simplesmente intermediando e revendendo o serviço prestado por outra e não tem controle algum sobre a questão técnica dos servidores.

Faça um levantamento sobre os sites de hospedagem e escolha o melhor

Por tudo isso, procure fazer pesquisas, conversar com pessoas da área e fazer contato com os sites de hospedagem para fazer um levantamento do que é oferecido por eles, para não cometer nenhum erro nessa escolha.

Com o seu domínio e provedor de hospedagem configurados, o próximo passo é enviar os arquivos que compõem o site para o servidor de hospedagem, por meio de um programa de FTP.

Atualmente, existem diversos programas na internet para gerenciar e acelerar essa transmissão de dados.

Por Andréa Oliveira.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Desenvolvimento de Sites e Softwares, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Entre os cursos, temos:

Curso CPT Desenvolvimento de Sites – Parte 2 – CSS

Curso CPT Desenvolvimento de Sites – Parte 1 – HTML

Curso CPT Desenvolvimento de Sites – Parte 3 – JavaScript

Curso CPT de Programação Java

Curso CPT Programação PHP

Curso CPT Avançado de Programação PHP

Curso CPT Lógica de Programação

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!