WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Desenvolvimento de sites: JavaScript

Quando o JavaScript é associado ao HTML e ao CSS, é possível obter uma significativa interação entre sites e usuários

O JavaScript é uma linguagem de programação client-side, que roda no cliente, ou seja, na máquina da pessoa que está acessando o site e não no servidor. Essa linguagem é interpretada (podendo ser utilizada junto ao HTML) e não compilada, uma vez que o navegador interpretará os códigos à medida que as ações do site forem acontecendo. Isso é possível porque existe um interpretador JavaScript “hospedado” dentro do navegador.

Vantagens do JavaScript

Site do jQuery e firebug ativado

JavaScript é o passo seguinte, depois do HTML e o CSS, que pode ajudar um programador da web que decida melhorar suas páginas e a potência de seus projetos. Como vamos ver, é uma linguagem de programação bastante simples e pensada para fazer as coisas com rapidez, às vezes com leveza. Ele é indicado, inclusive, às pessoas que não tenham uma experiência prévia na programação e que podem aprender essa linguagem com facilidade, utilizá-la em toda sua potência com somente um pouco de prática.

O JavaScript oferece muitas possibilidades. Permite a programação de pequenos scripts mas também de programas maiores, orientados a objetos, com funções e estruturas de dados complexas. Além disso, JavaScript coloca à disposição do programador todos os elementos que formam a página web para que ele possa acessá-las e modificá-las de maneira dinâmica sempre que for necessário.

Função da linguagem de programação JavaScript

Função para marcar todos os checkbox

Segundo Silva (2010), a linguagem de programação JavaScript pode controlar o comportamento do navegador em diversos aspectos, como criar janelas pop-up, apresentar mensagens ao usuário, alterar as dimensões do navegador, interferir na barra de status, retirar menus, fechar e abrir janelas. Trata-se de uma linguagem de programação do lado do cliente, porque é o navegador que suporta a carga de processamento. Graças a sua compatibilidade com a maioria dos navegadores modernos, é a linguagem de programação do lado do cliente mais utilizada.

Em que consiste o JavaScript

O JavaScript utilizado em conjunto com o HTML, além de facilitar a validação de formulários, permite inserir vários efeitos, fazendo com que o site (ou uma mensagem de correio eletrônico) fique mais dinâmico e apresente uma maior interação com o usuário. Nos formulários, esse sistema nos permite executar instruções como resposta às ações do usuário. Assim, podemos criar páginas interativas com programas, como calculadoras, agendas ou tabelas de cálculo.

Scripts

Mensagem de erro quando o usuário não preenche nenhum dos campos do formulário

Como o código JavaScript não é compilado, ele deve ser colocado no código fonte, junto aos comandos da linguagem HTML. Esse processo pode ser realizado em arquivo à parte. Quando um site é acessado, alguns exemplos de scripts são: aparecimento da data e do horário atuais; saudações como "bom dia", "boa tarde" ou "boa noite"; efeitos que mudam a imagem quando se passa o mouse sobre ela.

Aprenda de maneira prática e dinâmica

No curso Desenvolvimento de Sites: JavaScript, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, você vai aprender que o JavaScript é usado nos sites para a interação com a página de modo geral. O professor Sérgio Antônio dos Santos, bacharel em sistemas de informação e desenvolvedor web há mais de 10 anos, ensina detalhadamente como usar o JavaScript como se fosse um modelo orientado a objetos. No decorrer do módulo, você entenderá que o JavaScript tem a sintaxe parecida com a da linguagem de programação JAVA, criada pela Sun Microsystems. No entanto, é completamente diferente em seu conceito e uso.

Outros temas enfatizados no curso

 Retorno do objeto date com argumento com números inteiros

Vamos aprender também como usar o framework jQuery. Ao usar o jQuery, enquanto desenvolve a web, você deverá se concentrar apenas na lógica e nas regras de negócios do site que estará desenvolvendo. Evite se prender a pequenos problemas de incompatibilidade entre os navegadores, uma vez que o jQuery é cross-browser, ou seja, a aplicação que você desenvolver usando o jQuery se comportará de forma idêntica em todos os navegadores que suportam essa biblioteca.

Ao usar jQuery em suas aplicações, você estará de fato encurtando caminhos e pode-se dizer que o jQuery é um atalho para o modelo de objetos de documentos (DOM). Não se preocupe se os termos jQuery e DOM ainda não são familiares. No decorrer do curso, você será inteirado a respeito desse assunto e tudo o que parece difícil se tornará fácil de entender.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!