WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Você sabe o que é Pectina?

A pectina é um hidrocoloide natural, encontrado em todas as frutas, como componente da parede celular, em quantidade variando conforme a espécie e o estado de maturação das frutas

Você sabe o que é Pectina?   Artigos Cursos CPT

A pectina é um hidrocoloide natural, encontrado em todas as frutas, como componente da parede celular, em quantidade variando conforme a espécie e o estado de maturação das frutas, afirma Raimundo Camelo Mororó, professor do Curso CPT Como Montar e Operar uma Pequena Fábrica de Doces e Geleias.

Quando se combina a pectina com uma porção adequada de açúcar, na presença de água, ácidos e sais minerais, e submete-se a mistura à cocção até uma concentração de 65 a 71º brix, ocorre uma gelatinização, formando a geleia. Vale ressaltar que, quanto mais baixo o grau brix, maior será a aceitação por parte do consumidor.

A pectina é normalmente encontrada nas polpas das frutas, perto da casca, ao redor das sementes e nos caroços, sempre em maior quantidade, quando os frutos ainda estão verdes. À medida que amadurecem, a pectina se transforma em ácido péctico. Como o ácido péctico é solúvel em água, não tem poder de, geleificação, por isso, em frutos maduros, o teor de pectina encontrado é muito pequeno.

Existem frutas muito ricas em pectina, entretanto, a maioria possui muito pouco dessa substância. Mesmo as frutas que possuem uma quantidade muito grande, ainda assim, é necessário verificar a sua qualidade, pois existe uma variação muito grande na capacidade da pectina de se formar o gel. Muitas vezes, é necessário que se acrescente pectina para ajustar o teor para um nível adequado, que é em torno de 1%.

Mas, como se faz para saber se a fruta possui ou não um bom teor de pectina? É muito simples. Coloca-se num recipiente qualquer um certo volume da calda do fruto que se está trabalhando e, em um outro recipiente, coloca-se a mesma quantidade de álcool. Exemplo: 50 ml da solução + 50 ml de álcool a 96%. Em seguida, misturam-se os dois produtos, agita-se levemente e verifica se houve geleificação, despejando a solução nas mãos. Caso a mistura produza um grande volume de precipitado e de consistência firme, indica um alto teor de pectina; se apresentar um volume médio e consistência razoável do precipitado, indica médio teor de pectina; e se o volume do precipitado for pequeno e de consistência fraca, indica baixo teor de pectina.

Nos doces que serão embalados em papel celofane, caixas de madeira e outros não deverá ser adicionado pectina, pois esta favorece a eliminação de líquido/xarope do interior do doce, causando aspecto impróprio na embalagem, favorecendo o desenvolvimento de fungo sobre a embalagem e que consequentemente, irá influenciar na comercialização do produto.

A pectina poderá ser adquirida nas casas especializadas em comercialização de insumos para indústria de doces e geleias.

Gostou do assunto? Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Doces e geleias: embalagem e armazenamento
- Vai fabricar doces e geleias? Conheça o Grau Brix
- Descascamento químico de frutas: saiba mais sobre isso

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Indústria Caseira.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Gabriel Silva Candeias

15 de ago. de 2021

Comecei a produzir licores a base de leite e utilizo álcool de cereais, quando adiciono a solução de água e álcool com o leite, percebo que ocorre uma separação de gordura que sobe e fica tudo na superfície do licor, uma camada grossa de gordura, usei emulsificante e coloquei 15g de emulsificante e mesmo assim subiu ainda, sabe me dizer se a pectina ela de alguma forma, irá ajudar a não ocorrerem essa separação? Queria entender o pq que sobe tbm, será se falta alguma coisa no licor para "segurar" essa gordura?

Resposta do Portal Cursos CPT

25 de ago. de 2021

Olá, Gabriel! Como vai?             

Como é bom saber que há pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos!

Fico feliz com sua visita. :)

O CPT possui uma área de Cursos a Distância na Área Como Produzir Licor e Xarope  que pode lhe auxiliar bastante. Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada.

Forte abraço!

Marcela Teixeira.

Roberto Lúcio Caroni Filho

2 de set. de 2019

Gostaria de saber mais a respeito de como fazer um melhor aproveitamento da casca de abacaxi

Resposta do Portal Cursos CPT

3 de set. de 2019

Olá Roberto Lúcio Caroni Filho,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Você pode aproveitar a casca do abacaxi para fazer suco, desitratá-la e fazer farinha, fazer doces e bolos e diversos outros preparados.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?