WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Esquenta Black Friday 25%OFF nos cursos online

Vai trabalhar com a manipulação de tomates? Atente-se a essas dicas de higiene

Uma das mais frequentes vias de transmissão de microrganismos para os alimentos é o manipulador. Portanto, medidas higiênicas rigorosas devem ser adotadas

Vai trabalhar com a manipulação de tomates? Atente-se a essas dicas de higiene   Artigos Cursos CPT

 

Uma das mais frequentes vias de transmissão de microrganismos para os alimentos é o manipulador, não apenas por bactérias patogênicas, como por outros microrganismos, indicadores de contaminação fecal.

“Portanto, medidas higiênicas rigorosas devem ser adotadas, visando a reduzir ao mínimo o manuseio do produto”, afirma Maria da Graça Lima Bragança, professora do Curso CPT Processamento de Tomate.

Em caso de Doença


- Qualquer pessoa que apresentar diarreia, doença infecto-contagiosa, infecção, feridas ou inflamações na pele, que possam causar contaminação microbiológica ao produto, ao ambiente, ou a outros manipuladores, não deve trabalhar na área de preparo dos alimentos.
- Todo corte, queimadura ou ferimento, deverá ser imediatamente desinfetado e coberto com curativo impermeável, devendo o manipulador ser direcionado a outro tipo de trabalho, que não seja a manipulação de alimentos.
- Os manipuladores devem evitar contato com pessoas resfriadas, com bronquite e enterite.

Hábitos Higiênicos


- Toda pessoa que trabalha na área de manipulação de alimentos deve manter rigorosa higiene pessoal, não devendo praticar atos não-sanitários, tais como: se coçar, introduzir os dedos nas orelhas, nariz e boca.
- Os manipuladores devem ser orientados quanto à necessidade dos cuidados bucodentais, não só escovando regularmente os dentes, mas também indo regularmente ao dentista, a fim de evitar infecções gengivais e abcessos dentários.
- O manipulador de alimentos deve manter as unhas aparadas, limpas e sem qualquer tipo de esmalte; não deve usar adornos como anéis, pulseiras, relógios, brincos, etc.
- Deve manter os cabelos totalmente protegidos por toucas ou redes.
- Os homens devem estar sempre barbeados, devendo-se evitar o uso de barbas longas, bigodes e costeletas. Quando isso não for possível, os mesmos devem estar protegidos com protetores específicos.

Local de manipulação


- Na área de manipulação de alimentos, é proibido comer, fumar, mascar chicletes ou manter na boca palitos, fósforos, balas ou similares.
- Não deve ser permitido manter lápis, caneta, cigarro, etc., atrás da orelha.
- Deve-se proibir a entrada de alimentos e de bebidas nas áreas de manipulação, assim como manter alimentos nos armários e gavetas pessoais.
- Ao provar alimentos, usar utensílio apropriado.

Quer saber mais sobre o Curso CPT? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Indústria Caseira.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!