WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Receita de pão caseiro

Pães caseiros se inovam e se garantem como os queridinhos na hora do café

Pães regularizam os níveis de açúcar no sangue, auxiliam o trânsito intestinal e garantem a sensação de saciedade por um longo período de tempo. Foto: Freepik

Há muito tempo o pão já não é visto apenas como mero coadjuvante nas mesas de café da manhã e da tarde. Em muitos lares, o tradicional pão francês já foi substituído por pães dos mais diferentes sabores e formatos. Deliciosos e requintados, os pães ganharam um certo status na mesa dos brasileiros nos últimos tempos. De acordo com Maria da Graça Lima Bragança, economista doméstica e coordenadora técnica do Projeto Bem Estar Social da EMATER – MG, ingredientes do recheio e da massa podem ser facilmente substituídos, dependendo das suas preferências. Assim, um simples pão pode ser transformado em um alimento nutritivo de sabor inigualável.

Acredita-se que a produção caseira de pães data de muitos anos, desde quando o trigo começou a ser cultivado na Antiga Mesopotâmia. Naquela época, eles eram produzidos de maneira artesanal, apenas para o consumo da própria família. Embora em determinados lugares as pessoas ainda conservem essa tradição de pôr a mão na massa e fazer seu próprio pão, hoje em dia a fabricação é mais direcionada ao comércio. Como sabemos, todo tipo de produto inserido no mercado, inclusive os alimentícios, precisa de um diferencial para se destacar e, consequentemente, despertar o interesse do consumidor. Essa competição aliada às exigências dos próprios fregueses é o que impulsiona as diferentes receitas.

Motivos para produzir e consumir pães

Delicioso pão recheado com tomate seco

O pão, por si só, já é bastante nutritivo. No entanto, as propriedades dele podem ser facilmente incrementadas caso você adicione diferentes ingredientes, como cebolas, especiarias, ervas aromáticas e azeitonas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que 50kg de pão sejam ingeridos por pessoa a cada ano. Eles oferecem uma infinidade de substâncias benéficas ao organismo, como fibras, minerais, vitaminas do complexo B e hidratos de carbono de absorção lenta. Além disso, eles regularizam os níveis de açúcar no sangue, auxiliam o trânsito intestinal e garantem a sensação de saciedade.

Pão de forma integral. Foto: Sadia divulgação

Uma das vantagens de produzir o próprio pão é adequá-lo as suas preferências e as suas necessidades nutricionais, pois você pode escolher os ingredientes para compor o recheio ou para serem adicionados à massa. Um dos principais representantes da base da pirâmide alimentar, o pão é essencial na dieta de qualquer pessoa, pois é rico em carboidrato. Segundo Bragança, essa substância é responsável pelo fornecimento de energia ao nosso corpo para que possamos desempenhar atividades básicas do dia a dia, como andar e correr.

Pãezinhos de batata prontos para serem embalados e consumidos

Se você tem interesse em produzir pães e, inclusive, comercializá-los, vale a pena adquirir o curso Como Produzir Pães Caseiros, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas. A coordenadora técnica da EMATER – MG discute assuntos como instalações e equipamentos, higiene e comercialização, além, é claro, de fornecer diversas receitas de pães caseiros e artesanais. Aproveite que esse tipo de comércio está em alta durante o ano todo e invista no seu próprio negócio.

Produzir pães, além de ser uma atividade lucrativa, é terapêutico e prazeroso. Enquanto planeja seu investimento, confira a receita de pão de tomate recheado, coloque a mão na massa e bom apetite!

Pão de tomate recheado

Ingredientes para a massa

Pão de tomate com recheio de presunto e de muçarela

4 xíc. de farinha de trigo
1 xíc. de suco de tomate
1/2 xíc. de água morna
2 colheres de sopa de manteiga
20g de fermento biológico
2 colheres de chá de sal
2 colheres de chá de orégano
1 colher de chá de açúcar
1 ovo
1 cubo de caldo de galinha
300g de presunto ou muçarela (para o recheio)

Ingredientes para o suco de tomate

1kg de tomate maduro
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal

Modo de preparo

Preparação do suco de tomate

Primeiro, é necessário fazer o suco de tomate. Selecione tomates maduros, sadios e firmes. Lave-os em água corrente e sanifique-os. Corte-os em pedaços pequenos e leve-os para cozinhar em panela tampada por aproximadamente 15 min, até ficarem macios. Bata o caldo no liquidificador e depois passe-o em uma peneira para extrair o suco. Acrescente o sal, o açúcar e deixe ferver por 3 min, em seguida, reserve esse suco.

Para fazer a massa, junte o fermento, o açúcar, a água morna e o cubo de caldo de galinha, e bata-os até dissolverem. Deixe a mistura crescer por 10 min. Aqueça o suco de tomate. Em outra vasilha, coloque a farinha de trigo, o sal, o orégano e a manteiga e misture-os bem. Acrescente o fermento líquido e o suco de tomate no centro da mistura de farinha de trigo. Misture bem. Prepare a massa sob a forma de uma bola e cubra com um pano ligeiramente úmido. Coloque a massa em um local mais quente e deixe-a descansar até que dobre de volume.

Pães são fonte de carboidratos, fibras, minerais e vitaminas do complexo B. Foto: Freepik

Unte as formas com óleo ou manteiga. Divida a massa em duas ou quatro partes, abra os pedaços, recheie com fatias de presunto ou muçarela e modele os pães, enrolando-os como rocambole. Coloque-os nas formas e, com uma faca, faça pequenos cortes diagonais. Cubra-os e deixe-os crescer por 30 min. Bata o ovo com o sal e o orégano e pincele essa mistura nos pães. Leve-os para assar, em forno pré-aquecido a 190°C, por aproximadamente 30 min. Caso seu interesse seja comercializar os pães, providencie a embalagem e o rótulo.

Validade: 5 dias
Rendimento: 4 pães

Por Camila Guimarães Ribeiro

 

 

 

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!