WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Esquenta Black Friday 25%OFF nos cursos online

Fez pãezinhos caseiros? É hora de lavar corretamente os equipamentos!

Você, em casa com toda a sua família, colocou as mãos na massa e fez aquela receita de pãozinho de batata há muito guardada. Agora é hora, então, de higienizar os equipamentos corretamente

Fez pãezinhos caseiros? É hora de lavar corretamente os equipamentos!   Artigos Cursos CPT

Ok. Você, em casa com toda a sua família, resolveu dar uma de “Master Chef”; colocou as mãos na massa e, sim, fez aquela receita de pãozinho de batata há muito guardada. Acabou? É só isso? Não, não acabou. É chegada a hora de higienizar os equipamentos corretamente antes de guardá-los até a próxima receita. Vamos lá?

Os utensílios, como facas, colheres, peças de máquinas desmontadas, devem ser muito bem lavados com detergente. "Depois de devidamente lavados e enxaguados, devem ficar de molho numa solução sanificante, próprio para alimentos, antes e depois de preparar as receitas. Não pode ser só uma vez!", afirma Prof.ª Maria da Graça Lima Bragança, do Curso CPT Como Produzir Pães Caseiros.

Uma sugestão de solução sanificante é a base de iodophor, obtido, diluindo-se 10 mL de iodophor em 6 L de água. Misturar bem. A cor fica amarronzada. Os utensílios devem ficar de molho, no mínimo por 10 min antes de serem usados. Essa solução tem a vantagem de nos indicar quando vai perdendo a sua atividade. Quando isso acontece, a cor fica mais clara.

Higiene dos utensílios


Também, a superfície de trabalho, como mesa ou bancada e equipamentos, deve ser bem lavada com detergente. Se tivermos uma fonte de vapor, podemos aplicar na superfície, pois é também um sanificante. O sanificante deve ficar na superfície a ser usada, no mínimo, 10 min para poder agir. O ideal é sanificar imediatamente após a lavagem, e imediatamente antes do uso.

Uma dica de ouro é alternar o uso entre os sanificantes (para alimentos) de tempos em tempos. Como de dois em dois meses. O ponto principal disso é que uns sanificantes são melhores para determinados tipos de bactérias e outros para outras. Se houver um microrganismo no ambiente, que o cloro, por exemplo, não elimine, o quaternário de amônio poderá eliminá-lo. Alguns sanificantes agem sobre fungos e outros não. Daí a razão da troca do sanificante de tempos em tempos.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- A melhor forma para o dia passar rápido? Fazendo Pãezinhos de Batata!
- Fermento SÓ faz crescer a massa. Certo ou errado? Errado!

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Indústria Caseira.
Por Silvana Teixeira.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!