
O doce de mamão em calda geralmente é feito com o fruto bem verde. Na hora de colher, colha aqueles que têm mais ou menos o mesmo tamanho, para que os pedaços fiquem uniformes. Os frutos devem ser manuseados com cuidado, para evitar que se amassem e rachem, o que levará à perda de matéria-prima.
... Doce de Mamão em Calda
Ingredientes
1,5 kg de mamão verde
3 kg de açúcar
3 L de água
Como fazer
- Lave os frutos um a um esfregando-os bem com uma bucha. Enxágue e coloque-os de molho em uma solução de hipoclorito de sódio.
- A solução de cloro deve ser preparada na hora. A concentração de cloro ativo deverá ser de 50 ppm. Os mamões devem ficar imersos nessa solução durante 10 minutos para eliminar micróbios que podem estar presentes em sua casca.
- Depois, retire os frutos da solução de cloro.
- Agora os mamões devem ser partidos ao meio. Use uma tábua como apoio para evitar acidentes. As sementes devem ser retiradas com uma colher.
- Em seguida, os mamões devem ser fatiados. É importante que as fatias tenham tamanho uniforme. As fatias são cortadas em pedaços menores que também devem ser do mesmo tamanho, para permitir o cozimento uniforme e que o doce tenha a mesma aparência. Os pedaços desiguais são colocados separados. Eles não serão processados junto com os outros. Podem ser aproveitados para fazer outros tipos de doces de mamão.
- Os pedaços que serão usados são colocados numa cuba contendo água. A água ajuda a tirar o látex ou leite do mamão que tem sabor amargo.
- Para melhorar a aparência do doce, é preciso fazer a maquiagem dos pedaços; assim, as bordas são cortadas arredondadas.
- Depois que todos os mamões estiverem preparados, os pedaços devem ser lavados em água corrente para tirar resíduos de látex.
- Em seguida, devem ser pesados. O peso deve ser anotado. Ele servirá para determinar a quantidade de calda que será necessária para o doce e também para o controle do rendimento e dos custos de produção.
- O próximo passo é o cozimento em água pura. A água deve cobrir bem os pedaços de mamão. Cubra-os com tecido de algodão bem limpo e que seja usado só para esse fim. Assim, o cozimento dos pedaços será mais uniforme.
- Enquanto os mamões cozinham, você deve preparar o xarope que é comumente chamado de calda de açúcar. A proporção de ingredientes para o seu preparo é de 1 kg de açúcar e 1 litro de água para 2 kg de mamão preparado, mas sem cozinhar.
- Para preparar o xarope, utiliza-se uma clara de ovo para retirar as impurezas do açúcar durante o preparo. O ovo deve ser lavado antes de separar-se a clara da gema. Coloque o açúcar numa panela e misture bem a clara de ovo. Em seguida, acrescente água, misture bem antes de levar ao fogo.
- Deixe o xarope ferver e concentrar. Durante a concentração, a sujeira vai se acumulando na superfície. Ela deve ser retirada com a escumadeira.
- Depois de limpar a sujeira, coe o xarope em um tecido de algodão ou náilon limpo e usado exclusivamente para essa atividade. Depois de coado, leve o xarope novamente ao fogo para concentrar.
- O ponto de concentração ideal do xarope é quando ele cai em fio. Outra forma de ver o ponto é colocar um pouco de xarope em um prato com água fria e ver se está em ponto de bala mole.
- Atingido o ponto de concentração, o mamão será acrescentado ao xarope.
- Para verificar se os mamões estão cozidos, espete alguns pedaços com o garfo. Se estiverem macios, estão prontos.
- Escorra a água do cozimento sobre uma peneira.
- Acrescente os pedaços de mamões ainda quentes sobre o xarope concentrado e quente. Use uma colher para pegá-los evitando, assim que sejam danificados. É importante colocar os pedaços de mamão quente na calda quente, para evitar um choque térmico e um possível endurecimento do doce. Pode-se colocar a fruta fria na calda fria também. O importante é que os dois tenham a mesma temperatura.
- Quando se coloca o mamão no xarope este fica mais ralo. Por isso, o doce deve ferver até que o xarope concentre novamente.
- Depois que o xarope estiver concentrado, é feito o envase do doce.
- Geralmente, o doce em calda é envasado em potes plásticos ou colocados diretamente em compoteira.
- Os potes e tampas usados no envase devem ser higienizados. Depois de lavados com água e sabão, eles são banhados em solução de cloro a 200ppm de cloro ativo.
- A água usada deve ser potável. Depois de ficarem cerca de 10 minutos eles são tirados da solução. Deixe a água escorrer um pouco. Não os coloque de boca para baixo e nem enxugue. Se o doce destina-se a comercialização, no envase, coloque um pouco do xarope no fundo do pote usando uma concha.
- Logo depois, vá colocando os pedaços cuidadosamente. Usa-se um prato embaixo da colher, para evitar que o doce pingue nas superfícies e faça uma grande sujeira.
- O pote deve ser bem tampado. Para retirar o ar, aperte o centro da tampa deixando uma pequena abertura para o ar sair.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Indústria Caseira.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.