WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Doce feito em barra é delícia que aproveita frutas de fim de safra

A confecção de doces em barra é muito fácil e prática, mas, como todo processamento artesanal, exige muito cuidado

O aproveitamento das frutas produzidas na propriedade para fabricação de doces em barra é uma atividade muito rentável.

O aproveitamento das frutas produzidas na propriedade para fabricação de doces em barra é uma atividade muito rentável.

O doce em barra é o produto que resulta do cozimento da fruta até a consistência sólida. Esse também é chamado doce em pasta, em massa ou marmelada. Em geral, é nomeado de acordo com a fruta que lhe deu origem, como bananada, goiabada e pessegada.

O aproveitamento das frutas produzidas na propriedade para fabricação de doces em barra é uma atividade muito importante, principalmente, para o pequeno produtor rural, porque agrega valor à produção e aumenta a renda. É interessante, também, como aproveitamento do final da safra, ou de frutas que não são classificadas como adequadas para o mercado “in natura”. Além disso, possibilita utilizar as partes que não são usadas no processamento de compotas, geleias e doces cristalizados.

A confecção de doces em barra é muito fácil e prática. Mas, como todo processamento artesanal, exige muito cuidado. O sucesso depende, principalmente, da matéria-prima utilizada e do processamento adequado. Além disso, a manipulação correta dos alimentos e os cuidados com a higiene, durante todo o processo produtivo, são fatores que interferem muito na qualidade final do produto.

Para que se obtenha um bom doce, é preciso que haja a geleificação da massa. Isso é conseguido pela ação de três elementos, em proporções bem determinadas e em presença de calor. Esses são a pectina, o ácido da fruta e o açúcar. No preparo caseiro, deve-se seguir rigorosamente as receitas, pois as mesmas são experimentadas, levando-se em consideração o equilíbrio entre os elementos mencionados.

Esses são os principais aspectos abordados no curso Como Produzir Doces em Barra, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, em parceria com a EMATER-MG, com o objetivo de orientar os fabricantes artesanais de doces e aqueles que desejam ingressar na atividade. Aprenda a elaborar produtos que atendam às normas sanitárias e de qualidade, mantendo as características artesanais desejadas pelos consumidores.

No preparo caseiro, deve-se seguir rigorosamente as receitas, pois as mesmas são testadas.

No preparo caseiro, deve-se seguir rigorosamente as receitas, pois as mesmas são testadas.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

As frutas destinadas a esse tipo de fabricação devem ser de maturação ótima, quando apresentam seu melhor sabor, cor, aroma, e são ricas em açúcar e pectina. Aquelas demasiadamente maduras sofrem perda de pectina e são mais susceptíveis à contaminação por fungos e leveduras. Elas deverão ser sadias e limpas, isentas de matéria ferrosa, parasitas e detritos de animais ou vegetais. Além das frutas in natura, podem ser empregadas polpas pré-processadas e congeladas.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

santhiago

11 de nov de 2015

Boa noite, tenho uma loja no Espirito Santo e gostaria de comercializar os doces. Aguardo retorno Santhiago.

Resposta do Portal Cursos CPT

12 de nov de 2015

Olá, Santhiago!

Agradecemo sua visita e comentário em nosso site. O CPT comercializa Cursos de Capacitação Profissional para confecção dos doces e não os doces já prontos, qualquer dúvida estamos a disposição.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

GLOBAL LTDA

10 de abr de 2014

GOSTARIA QUE ME ENVIA-SE A TABELA DE PREÇOS E ME INFORMA-SE SE TEM REPRESENTANTE EM SÃO LUIS MA, PARA QUEM SABE FAZEMOS NEGÓCIOS.

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de abr de 2014

Olá!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato com você para mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

elisabeth mesquita frazão

31 de mar de 2013

Bom dia!!!! Tenho interesse no curso "Como produzir doces em barra", mas meu interesse será somente nos doces em barra de banana e goiaba vocês tem algum curso nesse sentido, aguardo retorno. Elisabeth

Resposta do Portal Cursos CPT

1 de abr de 2013

Olá, Elisabeth!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato para mais informações sobre o curso Como Produzir Doces em Barra.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!