WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dicas de higiene no processamento de milho verde

Com as práticas de higiene, o produtor conquista a confiança do consumidor e garante seu espaço no mercado

 

Uma das mais frequentes vias de transmissão de microrganismos para os alimentos é o manipulador

Alimentos produzidos sem os cuidados de higiene adequados podem causar sérios transtornos, tanto para quem os consome quanto para quem os produz. Quando as normas de segurança alimentar são negligenciadas, compromete-se a qualidade do produto e consequentemente a saúde do consumidor. Por isso, alguns cuidados básicos não podem ser deixados de lado no preparo das receitas com milho verde. Assim, previne-se contra os problemas de intoxicação alimentar, muito comuns, mas que  podem ser facilmente evitados.

Seguindo as boas práticas de higiene no processamento de milho verde, o produtor conquista a confiança do consumidor e garante seu espaço no mercado. Assim, torna-se conhecido não apenas por oferecer produtos saborosos mas também seguros, o que demonstra preocupação com a saúde dos clientes. Por outro lado, a venda e a posterior ingestão de itens contaminados provoca reações que caracterizam as intoxicações alimentares.

“Uma das mais frequentes vias de transmissão de microrganismos para os alimentos é o manipulador, não apenas por bactérias patogênicas, como também por outros microrganismos, indicadores de contaminação fecal”, afirma a mestra em Genética e Melhoramento de Plantas, Marli Cambraia, professora do curso Processamento de Milho Verde, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas. Sendo assim, medidas de prevenção são obrigatórias.

Nessa época do ano, com as festas caipiras, além de fazer os deliciosos pratos à base de milho para a família, é possível comercializá-los em quermesses e feiras agropecuárias. Sendo assim, conheça esse e outros temas abordados no curso CPT. Confira abaixo algumas dicas do curso referentes a procedimentos de higiene. Tome nota!

Higiene pessoal


Toda pessoa que trabalha na área de manipulação de alimentos deve manter rigorosa higiene pessoal, não devendo praticar atos não-sanitários, tais como: se coçar, introduzir os dedos nas orelhas, no nariz e na boca. Os manipuladores devem ser orientados quanto à necessidade dos cuidados bucodentais, não só escovando regularmente os dentes, mas também indo regularmente ao dentista, a fim de evitar infecções gengivais e abcessos dentários.

No que diz respeito à higienização das mãos, o manipulador de alimentos deve lavar e desinfetar as mãos cuidadosa e frequentemente, antes do início dos trabalhos, imediatamente após usar sanitários, após a manipulação de material contaminado, e todas as vezes que for necessário. Sendo assim, recomenda-se lavar bem as mãos e antebraços com água e sabonete neutro, de preferência sabão líquido próprio para mãos, demorando pelo menos 15 segundos com as mãos ensaboadas. Enxaguar em água corrente, de preferência quente. Após a lavagem, enxugar com papel toalha.

O uniforme também é outro aspecto muito importante. Os manipuladores devem estar adequadamente uniformizados, com touca, avental de cor clara, sem bolsos acima da cintura, inteiriço ou com velcro em substituição aos botões. O uniforme deve estar limpo e em bom estado de conservação, devendo ser trocado diariamente ou, sempre que necessário, no mesmo dia. O calçado deve ser de couro ou de borracha, fechado. Devem-se evitar calçados de lona e proibir o uso de chinelos. Roupas e pertences pessoais devem ser guardados em armários destinados a esse fim específico.

Por Luci Silva

Leia também

Receita para bolo de milho verde

Aprenda a fazer broa de massa de queijo

Como fazer arepas

Processamento de milho verde

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!