WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dica de excelente negócio? Plante, processe e comercialize pimentas!

O agronegócio da pimenta no Brasil é maior do que muita gente imagina e Minas Gerais é dos maiores produtores de pimenta do Brasil

Dica de excelente negócio? Plante, processe e comercialize pimentas!   Artigos Cursos CPT

De acordo com Avelar (2008), o agronegócio da pimenta no Brasil é maior do que muita gente imagina. Envolve produtores rurais, pequenas fábricas artesanais de conservas e pimentas decorativas, indústrias que fabricam molhos, geleias e até a exportação de páprica por empresas multinacionais. Minas Gerais é dos maiores produtores de pimenta do Brasil.

“As pimentas podem ser cultivadas em diversos ambientes, desde pequenas hortas ou até em grandes áreas, geralmente, em áreas abertas, mas cultivos em estufas começam a se disseminar”, afirma Roseane Mendonça de Figueiredo, professora do Curso Profissionalizante a Distância CPT em condimentos e Temperos. Por isso, o cultivo de pimentas ocorre praticamente em todas as regiões do país e é um dos melhores exemplos de agricultura familiar e de integração pequeno agricultor-agroindústria.

Os diferentes tipos de pimentas têm várias formas de preparo e modos de consumo, sendo uma das hortaliças mais versáteis para a indústria de alimentos. As pimentas doces e picantes podem ser processadas na forma de pó, flocos, picles, escabeches, molhos líquidos, conservas de frutos inteiros, geleias etc. As pimentas picantes ainda são utilizadas pela indústria farmacêutica, na composição de pomadas para artrose e artrite, no famoso emplastro Sabiá, e também pela indústria de cosméticos, na composição de xampus antiquedas e anticaspas.

A capsaicina, substância responsável pela pungência dos frutos, pode ainda ser utilizada como arma na forma de “spray de pimenta” (COSTA e HENZ, 2008).

O processamento de pimenta é fácil e prático, mas, como todo produto artesanal, exige muito cuidado na produção, para que se obtenham produtos de boa qualidade. Outro fator que interfere na qualidade do produto é a aparência do produto, que exerce papel fundamental na decisão de compra do consumidor, uma vez que é através da observação que o consumidor seleciona, escolhe e consome o alimento. Produtos com características sensoriais inadequadas são rejeitados.

Quer saber mais sobre Produção e Processamento de Pimentas? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos Profissionalizantes Rurais do CPT.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?