WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como produzir pasta de alho: imersão em água, descascamento, seleção, sanificação, trituração, adição do sal e envase

O processo de produção da pasta de alho consiste, basicamente, na seleção do alho, no descascamento e na trituração dos dentes, seguido da adição de sal

Como produzir pasta de alho: imersão em água, descascamento, seleção, sanificação, trituração, adição do sal e envase

 

A qualidade da pasta de alho está diretamente relacionada com a qualidade da matéria-prima e com a tecnologia de produção utilizada. Para isso, o alho deve estar no ponto de maturação adequado, além de passar pelo processo de cura, até que sua umidade fique em torno de 12%. A pasta feita com alho colhido antes da maturação completa, ou que não foi adequadamente curado, fica com cor esverdeada. Por outro lado, se o alho estiver excessivamente seco, a pasta ficará com cor amarronzada.

A pasta de alho é feita, basicamente, com alho e sal, mas poderão ser acrescentados outros condimentos à receita básica. A pasta feita somente com alho e sal tem validade de até um ano. Os condimentos frescos adicionados à pasta, como a cebola, a cebolinha, a salsinha e outros, reduzem a sua vida de prateleira.

Por isso, aconselha-se, em nível doméstico, fazer a pasta básica para durar mais tempo e só adicionar os condimentos em uma parte da pasta, para ser consumida em uma ou duas semanas.

No entanto, os condimentos desidratados, como a noz-moscada, a pimenta-do-reino e outros, quando adicionados à pasta, não alteram sua vida de prateleira. O processo de produção da pasta de alho consiste, basicamente, na seleção do alho, no descascamento e na trituração dos dentes, seguido da adição de sal.

A formulação básica da pasta de alho leva: 250 g de alho descascado e 800 g de sal.

Recepção e pesagem

É preciso pesar o alho, antes de iniciar o processamento, para calcular os custos de produção e o rendimento. Em caso de produção comercial, aconselha-se armazenar, pelo menos, 25% da quantidade de alho processada durante o ano, para maior segurança e garantia de um funcionamento constante da indústria. A estocagem é feita em sacos contendo 50 kg de alho sem a parte aérea, em local seco, fresco e ventilado.

Imersão em água e descascamento

A imersão em água facilita a retirada da película (casca) e do bulbilho (dente de alho). Para melhor rendimento, o processo é feito em água a 80 ºC, durante três minutos, ou à temperatura ambiente, da noite para o dia. Depois, a película é retirada com faca inoxidável. Para produção em maior escala, existem máquinas específicas para essa finalidade.

Seleção

A seleção dos bulbilhos deve ser feita no momento do descascamento e após essa etapa. Devem ser retirados aqueles que estejam com defeitos (chochos, escuros, com fungos, entre outros).

Sanificação
 
A sanificação é feita pela imersão dos bulbilhos em solução, a 50 ppm de cloro ativo, por 10 minutos. Após esse tempo, os bulbilhos devem ser colocados de molho em água pura, por mais 10 minutos, para retirar o excesso de cloro.

A água a ser utilizada deve ser de excelente qualidade, para evitar a contaminação do produto. Após a sanificação, os bulbilhos devem ser colocados em um escorredor, para eliminar a água superficial.

Trituração

O alho deve ser triturado em um liquidificador ou processador, com um pouco de sal da formulação. Ele deve ser triturado até ficar um creme fino e homogêneo.

Adição do sal e da mistura

Após triturar o alho, adiciona-se o restante do sal da formulação. É preciso misturar bem, até que a pasta esteja toda homogênea. Em nível industrial, a mistura do sal é feita em equipamentos próprios. Existem, também, máquinas que trituram o alho e o misturam com o sal ao mesmo tempo.

Para uso doméstico, aconselha-se envasar a pasta de alho em potes pequenos

Para uso doméstico, aconselha-se envasar a pasta de alho em potes pequenos, para que a pasta possa ser usada em um período de tempo mais curto. Foto: Reprodução.

Envase

O envase deve ser feito o mais rapidamente possível, para evitar contaminação. As embalagens mais usadas para comercialização são os potes de polietileno. Se a produção é para uso próprio, podem ser usados potes de vidro ou de plástico.

Para uso doméstico, aconselha-se envasar em potes pequenos (pequeno volume), para que a pasta possa ser usada em um período de tempo mais curto. Isso porque a abertura do pote, sucessivas vezes, leva à oxidação da pasta, fazendo com que esta escureça.

Em nível doméstico, aconselha-se higienizar os potes antes de envasar. Primeiro, eles devem ser lavados com detergente neutro e enxaguados em seguida. Depois, devem ser imersos em uma solução de cloro a 200 ppm, por 15 minutos. Por fim, eles devem secar naturalmente.

Rotulagem
 
O rótulo deve conter todas as informações exigidas pela legislação pertinente. Mesmo para uso caseiro, é interessante colocar a data de fabricação e a validade, para ter maior controle. A validade da pasta de alho, produzida de acordo com a tecnologia apresentada e armazenada em local fresco, seco e ao abrigo da luz, é de um ano.

Armazenagem

O local de armazenamento deve ser seco e ventilado, para evitar alterações do produto, manchas no  rótulo e amolecimento das caixas de papelão. A temperatura de estocagem não deve ser acima de 38 ºC.

Por Andréa Oliveira.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Indústria Caseira, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Entre eles, destacam-se:

Curso CPT Como Produzir Picles, Pasta de Alho e Corantes

Curso CPT Processamento de Milho Verde

Curso CPT Processamento de Tomate

Curso CPT Como Produzir Doces em Calda e Compotas
 
Curso CPT Como Produzir Geleias e Polpadas

Curso CPT Como Produzir Doces em Barra

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Luciana Nascimento da Silva

15 de set de 2019

Oi Boa tarde, Trabalho no ramo de condimentos e chás, gostaria muito de aprender a fazer o alho em pasta para introduzir no meu produto e vender no comércio.

Resposta do Portal Cursos CPT

17 de set de 2019

Olá Luciana Nascimento da Silva,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes em saber que está interessada em nossos cursos. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos em relação ao curso que atenderá todas as suas necessidades.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Everaldo Ferreira Barreto

25 de ago de 2019

Vendo caixas de alho aos supermecados e gostaria muito de aprender a produzir pasta de alho comercial. Aguardo seu contato

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de ago de 2019

Olá Everaldo Ferreira Barreto,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

O processamento do alho será uma ótima maneira de agregar valor ao produto que você comercializa. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos em relação ao curso que te ensinará todos os passos e procedimentos para a produção de pasta de alho.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Regina Célia Faria Alves

16 de jan de 2019

Gostaria de receber mais informações sobre conservação (ácido citrico, sorbato de potássio) de pasta de alho para venda a varejo.

Resposta do Portal Cursos CPT

17 de jan de 2019

Olá Regina,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Rosângela Martins Santos

7 de jun de 2018

Bom dia! Faço alho caseiro pra meu próprio consumo e gostaria de vender para mercadinho. O alho é moido em maquina de moer carne .posso fazer o tempero de alho na máquina de moer carne?

Resposta do Portal Cursos CPT

19 de jun de 2018

Bom dia Rosângela,

Sugiro que você consulte a vigilância santária.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Elsa Aquino

6 de mai de 2018

Boa tarde! Faço uma pasta caseira de alho e ervas muito boa. Gostaria de produzir para poder entregar em mercadinhos. Mas para isso preciso de um conservante. Me ajudem por favor. Estou precisando muito.

Resposta do Portal Cursos CPT

7 de mai de 2018

Olá Elsa,

Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Jovita Laurita Alves alvim

30 de ago de 2017

Estou abrindo uma pequena fábrica de temperos caseiros.a base de alho/sal e com ervas gostaria de mais detalhes sobre a pasta de alho e creme de alho e como armazenar sem uso de conservantes e se precisar qual é o conservante.

Resposta do Portal Cursos CPT

30 de ago de 2017

Olá, Jovita.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com informações sobre o Curso CPT Como Produzir Picles, Pasta de Alho e Corantes.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues

Rinaldo Honório da Silva

28 de mar de 2017

Boa tarde, sou da cidade de Suzano é estou processando alho para distribuição no comércio. Gostaria de me aprofundar no conhecimento da matéria para melhor atender meus clientes. No aguardo de uma posição e indicação de cursos, agradeço

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de mar de 2017

Olá Rinaldo,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso a Distância Como Produzir Picles, Pasta de Alho e Corantes.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Rutineia de Araujo

27 de mar de 2017

Estou montando uma pequena fábrica de alho, temos ele descascado, em pasta. Gostaria de receber informações de como produzir um produto de qualidade. Certo da vossa compreensão, Agradeço

Resposta do Portal Cursos CPT

27 de mar de 2017

Olá Rutineia,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações sobre este tema, cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

PAULO EDUARDO SIMOES

22 de out de 2016

Gostaria de mais informações sobre a fabricação de pasta de alho em escala semi-industrial que não contivesse sal. Sua conservação,durabilidade e se a melhor maneira de armazenar seria em geladeira? O que mais puderem me orientar fico grato. Um abraço à todos desta equipe! Obrigado!

Resposta do Portal Cursos CPT

24 de out de 2016

Olá Paulo Eduardo,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

MARCELO MARCOS DE OLIVEIRA

15 de mar de 2016

Olá, Vocês tem curso referente a produção de alho triturado para venda no comércio varejista, estes alhos produzidos a partir de alho desidratado no qual encontramos em todos os mercados onde são vendidos em potes plástico de 200 gramas, Grato Marcelo

Resposta do Portal Cursos CPT

16 de mar de 2016

Olá Marcelo,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!