WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

A fabricação de doces em calda e compotas aumenta a renda familiar no Brasil

A fabricação de doces em calda e compotas é uma excelente forma de acabar com o desperdício de frutas no Brasil, eliminando prejuízos e, ao mesmo tempo, aumentando a renda de muitas famílias

Doces em calda

 

O Brasil, País de enorme extensão territorial, possui todos os fatores desejáveis à produção de frutas. De norte a sul, listam-se inúmeras variedades produzidas para atender ao consumo interno, externo e, também, para a industrialização. No entanto, tamanha demanda acarreta também em prejuízos, já que muitas das frutas, de alguma maneira, acabam se estragando, seja na colheita, no transporte ou até mesmo durante a comercialização. Apesar dos danos físicos sofridos, muitas vezes as frutas não perdem suas propriedades, tornando o descarte uma ação impensada. Essas frutas podem e devem ser reaproveitadas e, quando feitas de forma correta, geram renda extra às famílias. Uma boa forma de fazer do descarte de frutas um lucro real é com a fabricação de doces em calda e compotas.

O mercado de doces em calda e compotas é bastante diversificado, compreendendo feiras livres, lojas especializadas (delicatessem), supermercados, padarias, restaurantes e lanchonetes a beira de rodovias e, também, restaurantes e hotéis. Assim, podem ser identificadas duas categorias básicas de potenciais demandadores do produto: aqueles que o utilizam para o consumo direto dos seus clientes, como os restaurantes e hotéis (café da manhã, sobremesa, entre outros) e os que compram para revenda, como os supermercados, quilões, padarias, entre outros.

Contudo, como tudo nesta vida, este ramo de atividade também possui concorrentes e conquistar o mercado consumidor, assumindo a liderança nas vendas, deve ser uma meta para qualquer empreendedor. Sem clientes não há negócio, não há prosperidade e, portanto, não há empresa e lucros. Alguns fatores são fundamentais para a conquista de mercado. São eles: a qualidade; o preço; a propaganda; a aparência (vidro e rótulo). Para se montar uma mini-fabrica de doces em calda e compotas será necessário:

 

1- Investimento inicial

O investimento vai variar de acordo com a estrutura do empreendimento. Porém, deve-se ter em mente que a mão de obra deve ser bem definida, ou seja, ter o pessoal da produção e do administrativo.

2- Estrutura física

A estrutura deve contar com uma área bem definida e dividida, ou seja, uma área destinada para produção, outra para a armazenagem (deve ser seca e bem ventilada), e outra para o administrativo.

3- Equipamentos básicos

Em relação aos equipamentos básicos, trata-se de xaropeiras; descascadores; freezers; recravadeiras; móveis e equipamentos de escritório, entre outros.

4- Local de recepção e armazenamento de matérias-primas

Os locais de recebimento ou de armazenamento das frutas devem ser separados dos locais destinados à preparação dos doces, bem como dos locais para armazenamento de produtos não comestíveis (produtos de limpeza, embalagens etc.) e do produto acabado.

As frutas deverão ser colocadas em caixas vazadas. Todo o estoque deve ser organizado de modo que permita a livre circulação do ar, evitando o apodrecimento das frutas.

O açúcar, as frutas e demais ingredientes devem estar depositados sobre estrados e estantes, separados e sempre afastados das paredes, para permitir a correta higienização do local.

5- Organização da área de trabalho

As áreas de fabricação devem ser separadas da área de embalagem, devendo estar limpas e livres de materiais estranhos ao processo. Embalagens vazias de matérias-primas e objetos em desuso devem ser retirados com frequência da área de processamento, para mantê-la em ordem. As matérias-primas brutas devem estar separadas daquelas já processadas, para evitar recontaminação.

 

6- Estocagem de produtos vencidos ou deteriorados

Produtos deteriorados, de devolução de clientes ou rejeitos da linha de processamento devem ser armazenados separadamente e identificados, até que seja efetuada sua destruição.

Conheça os Cursos CPT, da área Indústria Caseira, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas. Entre os Cursos, destacam-se:

 - Curso CPT Como Produzir Doces em Calda e Compotas

 - Curso CPT Como Produzir Bolos e Biscoitos

 - Curso CPT Como Produzir Frutas Cristalizadas

 - Curso CPT Como Produzir Licor e Xarope

 - Curso CPT Como Produzir Doces em Barra

 - Curso CPT Processamento de Tomate

Por Silvana Teixeira

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Sonia

1 de nov. de 2016

Necessito de um material de orientação sobre descarte de resíduos na fabricação de compotas, todos os tipos de resíduos desde embalagem a resíduos químicos, doces fora da validade, enfim, tudo que é descartado (resíduo de descarte) na produção de doces em compotas.

Resposta do Portal Cursos CPT

3 de nov. de 2016

Olá Sônia,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações, cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?