Ligue Agora (31) 3899-7000 WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Vou construir um hotel. Devo investir em pesquisa de mercado?

Sim, Deve. A pesquisa de mercado é considerada a parte mais importante do Planejamento, pois permite conhecer o público-alvo, ou seja, os clientes atuais e os potenciais do seu hotel

Vou construir um hotel. Devo investir em pesquisa de mercado?   Artigos Cursos CPT

 

A pesquisa de mercado é uma das categorias de pesquisa de marketing, também conhecida como Pesquisa de Demanda, já que é responsável por sua segmentação. Pode conter, dentre outros, dados individuais, de grupos, de negócios, de lazer ou, ainda, de finais de semana, de feriados, de férias ou de classificações tarifárias.

“É considerada a parte mais importante do Planejamento, pois permite conhecer o público-alvo, ou seja, os clientes atuais e os potenciais”, afirma Lairson Lopes Sena, professor do Curso a Distância CPT Como Administrar Hotéis, em Livro+DVD e Curso Online.

A pesquisa de mercado pode responder a várias questões:


♦ qual o perfil da clientela: sua faixa etária, sexo, nível de escolaridade, nível de renda, características da região onde mora, estilo de vida, profissão etc.?
♦ qual o preço os clientes estão dispostos a pagar pelos produtos/serviços?
♦ quais as principais características do produto/serviço que os clientes levam em conta?
♦ quem são e como atuam os concorrentes?
♦ quais as épocas, os períodos, os dias da semana, em que os clientes se hospedam no hotel?
♦ quanto os clientes gastam em média no hotel?

Para fazer a pesquisa junto aos clientes atuais e aos potenciais, podem ser utilizadas várias fontes. Dentre elas, destacam-se:


♦ Questionários respondidos por hóspedes;
♦ Grupos de clientes com discussão dirigida;
♦ Dados do departamento de reservas;
♦ Órgãos diversos (Conventions & Visitors Bureau, Embratur, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, institutos de pesquisa e empresas do setor);
♦ Publicações especializadas (revistas, jornais, livros);
♦ Internet; dentre outros.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia a(s) matéria(s) abaixo:


- Fui promovido à gerente geral do hotel. E agora, o que fazer?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Formação Profissional em Hotelaria.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!