WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Tipos de café da manhã em hotéis: saiba mais sobre eles

O serviço de café da manhã, que se refere ao oferecimento do mesmo aos hóspedes, pode ser feito, basicamente, de três maneiras: Buffet central, Serviço à mesa e Serviço de étage

Café da manhã de hotel
 

A organização do salão é uma etapa de grande importância, dada a necessidade de dispor os alimentos e todo o material necessário ao funcionamento do café da manhã de forma adequada para que o evento seja bem-sucedido. O serviço de café da manhã, que se refere ao oferecimento do mesmo aos hóspedes, pode ser feito, basicamente, de três maneiras:  

Buffet central

É disponibilizada uma grande variedade e quantidade de alimentos para que os comensais possam se servir pelo sistema self-service. É um sistema que permite oferecer aos hóspedes mais opções e possui menor custo de mão de obra.

Serviço à mesa, ou à inglesa, indireto,

Refere-se ao serviço realizado individualmente, na mesa do cliente. O atendente de salão (garçom) leva os alimentos em um guéridon (carrinho) ou em bandejas, até a mesa do cliente, quando fará o serviço. Nesse tipo de atendimento, o cliente não terá à sua disposição uma variedade tão grande de itens como teria no caso do buffet. No entanto, é necessário que seja apresentado a ele itens de todas as categorias, que são:líquidos (frios e quentes), frios, frutas, pratos quentes, padaria, iguarias, cozinha regional e outros itens.

Antes de levar os alimentos até a mesa do cliente para fazer o serviço, é recomendável aproximar-se da mesa do cliente para dar-lhe as boas-vindas ao café. Nesse momento, deve ser feita uma abordagem rápida a respeito dos produtos, quando poderá ser citada, inclusive, a possibilidade de servir alimentos diet, light e funcionais (caso isso seja possível). Ao final, pergunte ao cliente se ele tem alguma preferência especial por alguns dos produtos sugeridos. Dessa forma, é possível dar ao cliente a oportunidade de manifestar algum desejo, inclusive de informar ao garçom se ele possui algum tipo de restrição alimentar e se, em função disso, necessita de uma alimentação especial.

Esse serviço, geralmente, proporciona maiores perdas de alimentos, pois a quantidade que fica à disposição do hóspede, na mesa, é superior àquela que o cliente serviria, caso fosse ao buffet central.

Serviço de étage, ou serviço feito diretamente no quarto do cliente

Este é bem semelhante ao serviço indireto, feito à mesa do cliente, no salão. A partir da solicitação do cliente, o café da manhã do mesmo deve ser preparado e levado até o quarto por um garçom, no guéridon ou em bandejas, quando será servido pelo serviço à inglesa, indireto.  

É importante, também, atentar-se para o fato de que é necessário levar até o quarto do hóspede alimentos de todas as categorias. Além disso, antes de levar o café da manhã recomenda-se estabelecer um contato com o hóspede (pode ser por telefone) para falar as opções disponíveis, quando deverá ser mencionada a possibilidade de fornecer alimentos, diet, light e, ou funcionais.

Por Silvana Teixeira.
Conheça o Curso CPT Curso Montagem e Gerenciamento de Café da Manhã de Hotel.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Edilane

14 de mar. de 2017

Gostaria de mais informações sobre cursos montagens e gerenciamento de cafés... E preparação e montagem de café e frios..

Resposta do Portal Cursos CPT

15 de mar. de 2017

Olá Edilane,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso a Distância Montagem e Gerenciamento de Café da Manhã de Hotel.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?