“Independente do tamanho do hotel, trata-se de um setor essencial para o sucesso do hotel. Cada funcionário deve ser tratado como um importante recurso potencial”, afirma o professor Lairson Sena do Curso CPT de Como Administrar Hotéis.
O Departamento de Recursos Humanos (RH) tem papel fundamental no constante aperfeiçoamento de todas as operações do hotel e na promoção do crescimento dos colaboradores. Cuida dos funcionários de todos os departamentos do hotel. É um departamento que dá apoio aos outros departamentos.
As principais funções desse departamento são: recrutamento, seleção, orientação, treinamento e avaliação dos funcionários. Da mesma forma, trata da remuneração, das relações trabalhistas, segurança, saúde, questões jurídicas, entre outros aspectos da relação com os funcionários do hotel.
Aspectos jurídicos do RH
As descrições de cargo devem ser revistas e analisadas pelo gerente geral e pelo pessoal do RH, para garantir que as especificações enumerem apenas qualificações profissionais desejadas legítimas, eliminando a possibilidade de conter itens ilegítimos, que possam reter pessoas de maneira injusta. Da mesma forma, deve-se tomar todo o cuidado para não negar ilegalmente oportunidade de emprego a um candidato.
Há, também, leis que regem outras ferramentas usadas no processo de seleção, como:
- Currículo: os dados que os candidatos devem fornecer no currículo e no formulário de emprego são nomes, endereço, experiência profissional e outras informações, diretamente relacionadas com o emprego;
- Entrevistas: deve ser feita por escrito. Assim, as mesmas perguntas serão feitas a todos os candidatos. As perguntas devem ter relação direta com a competência do cargo. Não devem ser feitas perguntas relativas a credo, raça e características físicas;
- Testes: podem ser utilizados testes para detectar habilidades e traços psicológicos;
- Verificação de experiência: devem ser verificadas somente informações relacionadas ao cargo pleiteado. O candidato deve assinar um documento, autorizando a verificação;
- Referências: o candidato deve dar autorização por escrito para ser feita a verificação de referências.
Recrutamento
A necessidade de recrutar pessoal para trabalhar no hotel depende diretamente da taxa de rotatividade, ou seja, da quantidade de funcionários que saem do quadro da empresa, que precisa ser substituída. O recrutamento pode ser interno, quando funcionários da empresa são transferidos para outros cargos diferentes do que ocupam, ou externo, quando são atraídos profissionais de fora da empresa.
O recrutamento interno pode ser feito pela promoção de funcionários. É uma ótima estratégia, pois motiva os funcionários a permanecerem na empresa e procurarem, cada vez mais, melhorar seu desempenho. Já para o recrutamento externo, podem ser colocados anúncios em jornais, em empresas de recolocação profissional para cargos de gerência, em escolas e faculdades, em cartazes dentro e fora do hotel, entre outros.
Seleção
Os candidatos atraídos pelo recrutamento, interno ou externo, devem passar por um processo de seleção, onde são avaliados, para serem escolhidos aqueles que apresentam melhores condições para exercer o cargo com sucesso. Geralmente, a decisão de qual pessoa será selecionada cabe ao gerente do departamento onde há a vaga e não ao RH.
Após a filtragem feita pelo RH, os candidatos selecionados são encaminhados para o gerente ou supervisor do departamento onde está aberta a vaga. Serão feitas entrevistas adicionais e a decisão final, como já dissemos, será do gerente do departamento.
O gerente geral deve ter conhecimento do programa de orientação do RH
A orientação consiste no fornecimento de informações básicas sobre o hotel, que devem ser compreendidas e assimiladas por todos os funcionários. O gerente geral deve ter conhecimento do programa de orientação do RH. Durante a execução do programa, deverá estar presente, algumas vezes, desempenhando seu papel de líder do hotel.
São objetivos do programa de orientação:
- Reduzir a ansiedade do pessoal que está entrando na empresa: o acolhimento atencioso por parte do pessoal do RH e dos gerentes contribui para que o novo funcionário queira continuar trabalhando no hotel;
- Elevar a moral e diminuir a rotatividade de pessoal;
- Transmitir coerência, à medida que o programa de orientação torna os novos funcionários conscientes dos objetivos do hotel e compreendem as políticas de férias, folgas, licenças médicas e benefícios;
- Desenvolver expectativas realistas: os funcionários ficam sabendo o que o hotel e o seu gerente espera dele.
Treinamento
O treinamento é necessário para ensinar aos novos funcionários a executar as tarefas exigidas em seu cargo e, também, para aprimorar o conhecimento e as habilidades dos funcionários mais antigos.
O treinamento é muito importante para que os funcionários executem suas tarefas de acordo com os padrões de qualidade e de quantidade exigidos pelo hotel. Cabe ao gerente geral determinar quais são as responsabilidades do RH e dos gerentes de cada departamento em relação ao treinamento de pessoal. O treinamento pode ser feito em grupo ou individualmente.
Avaliação do desempenho
Cabe ao RH desenvolver um processo de avaliação do desempenho dos funcionários do hotel. O gerente geral deve ter conhecimento desse processo. O RH deve desenvolver políticas e procedimentos para um sistema que envolva toda a empresa e comunicá-los a todos os gerentes e funcionários. Também deve anotar os resultados da avaliação no registro dos funcionários.
Há duas abordagens, que podem ser utilizadas para avaliar o desempenho do pessoal. Uma delas consiste na comparação do trabalho dos funcionários com um padrão. Cada funcionário deve se avaliado, individualmente, sem considerar os outros funcionários. Na segunda abordagem, os funcionários de um departamento devem ser comparados entre si.
Os objetivos da avaliação do desempenho são:
- Verificar se os funcionários podem melhorar seu desempenho e em quais pontos;
- Permitir avaliar quem tem direito de receber aumento de salário e promoção;
- Elevar a moral dos funcionários, uma vez que o sistema de avaliação pode mostrar que eles são respeitados e há interesse no seu progresso profissional;
- Ajudar a empresa, em processos legais, pelo registro de promoções, recompensas, ações disciplinares e outros.
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Por Andréa Oliveira.
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Comentários
Marcos da Silva Barros
15 de fev. de 2024tenho experiencia na area de hotelaria como Agente Jr
Resposta do Portal Cursos CPT
16 de fev. de 2024Olá, Marcos da Silva Barros! Como vai?
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Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.
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Equipe CPT
Elisa Vicente Pinto Teixeira
5 de jun. de 2023Tenho interesse em realizar um curso específico para área de RH hoteleira. Grata
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6 de jun. de 2023Olá, Elisa Vicente Pinto Teixeira! Como vai?
Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa já fez em contato com você, passando informações sobre a área desejada.
Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.
Agradeço seu contato e precisando estamos à disposição.
Abraço!!
Equipe CPT
Ana Filipa Gabriel
13 de out. de 2021Bom dia, Gostaria de trabalhar na area dos RH num hotel. Poderiam ajudar-me? Obrigada.
Resposta do Portal Cursos CPT
6 de dez. de 2021Olá, Ana! Como vai?
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Atenciosamente,
Lorena Tolomell
Fernanda Masson
22 de fev. de 2019gostaria de saber se tem algum curso especifico para RH na hotelaria, onde aborde também leis trabalhistas e como aprimorar a excelência no hotel. Obrigada
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22 de fev. de 2019Boa tarde, Fernanda!
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Atenciosamente,
Lorena Tolomelli
CLEILSON AMARAL BARBOZA
9 de set. de 2013queria saber sobre Processos Gerenciais.
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10 de set. de 2013Olá, Cleilson!
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Ana Carolina dos Santos
Alba
20 de fev. de 2013Gostaria de mais informações sobre o Curso de Recursos Humanos em Hotelara.
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21 de fev. de 2013Olá, Alba!
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Ana Carolina dos Santos