As camareiras zelam pela comodidade dos hóspedes em seus quartos, por serem responsáveis pela limpeza, arrumação e higienização.
O setor de hospedagem passa por grandes transformações, com um mercado mais competitivo e clientes cada vez mais exigentes e informados. Com os eventos esportivos que se aproximam e irão movimentar a economia de todo o país, tendem a crescer cada vez mais. O Governo Federal já disponibilizou verbas para promover a ampliação e modernização hoteleira, principalmente nas cidades que sediarão os jogos.
Os profissionais que atuam nesse setor devem, portanto, ser treinados de acordo com métodos padronizados e modernos de trabalhos. Precisam ser capacitados para receber, servir e cuidar dos hóspedes, como também gerenciar a equipe do hotel.
Camareira
As camareiras estão incluídas no quadro de cuidados primários de um hotel. Zelam pela comodidade dos hóspedes em seus quartos, por serem responsáveis pela limpeza, arrumação e higienização do apartamento, pertencendo ao setor de governança.
Suas ações especificas envolvem preparar os equipamentos para limpeza, o carrinho e a rouparia; limpar e arrumar diariamente os apartamentos; registrar o consumo do minibar e repor os produtos; limpar locais de serviço e mantê-los organizados; e ter responsabilidade pelas chaves dos andares que lhe são entregues. Além do atendimento aos hóspedes, como atender com eficiência suas solicitações e reclamações; realizar transferências de aposentos; fazer a abertura da cama e realizar operações de controle durante a estada e na saída dos mesmos. A camareira, ainda, é responsável por preparar o quarto para as hospedagens VIPs e para a lua de mel.
A recepção é a porta de entrada do hóspede, é seu primeiro contato com o hotel, por isso, é um dos seus principais setores.
Recepcionista
A recepção é a porta de entrada do hóspede, é seu primeiro contato com o hotel, por isso, é um dos seus principais setores. Assim, o recepcionista deve ser um profissional capacitado, comunicativo e dedicado, um representante da hospitalidade do local onde trabalha.
O departamento de recepção controla o fluxo dos clientes e faz a conexão do hóspede com os demais setores. Tem como funções essenciais fazer reservas, registro e manutenção das contas dos hóspedes, apresentar atendimento permanente durante a estadia dos mesmos e o procedimento de saída.
Esse departamento é chamado de centro nervoso da empresa, dada a sua importância na geração de renda para o hotel. O atendimento ao cliente é, antes de tudo, um processo de comunicação. Por isso, para se dar bem nessa atividade, a pessoa deve ser comunicativa, cortês e ter empatia com os clientes.
A opinião que o cliente forma do estabelecimento depende, em grande parte, da maneira como foi atendido pelo garçom.
Garçom
A opinião que o cliente forma do estabelecimento depende, em grande parte, da maneira como foi atendido pelo garçom. O profissional deve ter conduta e comportamento exemplares e o domínio das técnicas do bem servir. Daí, surge a necessidade de um treinamento adequado, com a utilização de técnicas padronizadas e modernas, que atendam às exigências dos melhores estabelecimentos, em nível internacional.
Esse profissional deve cultivar comportamentos e valores morais adequados e desenvolver uma série de habilidades para atender bem, sendo, dentre outras qualidades, cortês, discreto, atencioso, dinâmico e criativo e se comunicar bem, sempre buscando o conforto do cliente.
Governanta
A qualidade em hotelaria depende da capacitação, em especial da governanta, que é responsável pela gerência dos serviços de limpeza e organização do hotel.
A qualidade em hotelaria depende da capacitação, da qualificação e da atuação dos profissionais, em especial da governanta, que é responsável pela gerência dos serviços de limpeza e organização do hotel. Esses são os pontos que os hóspedes consideram mais importantes ao escolher um local para se hospedar.
A área de governança é uma das mais carentes no mercado brasileiro. Quando o hotel possui um profissional qualificado nesse departamento, todo o resto é bem sucedido, pois é função desse colaborador formar sua equipe, investindo em treinamento, montando programas de trabalho e implantando controles.
Algumas das principais características da governanta são: segurança pessoal e profissional, capacidade de liderança e capacidade de ensino. É essencial que essa profissional saiba lidar com as pessoas, pois trabalhará diretamente com os funcionários que estão sob suas ordens e precisa ser um bom exemplo para os mesmos.
Por: Patrícia Tristão.
Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.