O setor terciário da economia, do qual faz parte o setor de turismo, é um dos que mais cresce no mundo e, também, no Brasil. O setor hoteleiro, oferecendo serviços aos turistas, também acompanha esse crescimento. Ao lado desse crescimento econômico, ocorreram grandes transformações no mercado da hotelaria, devido à necessidade de se adequar à competitividade que o caracteriza, acompanhar as novas tendências e atender às exigências dos clientes. Dentro dessa realidade, torna-se de grande relevância a preparação e capacitação dos profissionais que trabalham na hotelaria, principalmente daqueles que lidam diretamente com os hóspedes, entre eles os mensageiros. "Sim, é isso mesmo, até os mensageiros devem passar por capacitação constante para que possam cumprir com eficiência suas atividades diárias no hotel", afirma Lairson Lopes Sena, professor doCurso a Distância CPT Treinamento em Reservas e Recepção.
Mas, afinal, o que fazem os mensageiros no dia a dia do hotel? Geralmente, os mensageiros de hotéis são os responsáveis por:
- Recolher objetos esquecidos, providenciar e manter organizados os jornais do dia, manter os cinzeiros limpos, solicitar da governança pequenas limpezas, manter os móveis arrumados e organizados.
- Recolher e levar a bagagem dos hóspedes, acompanhá-los até o quarto, abrir a porta, apresentar os aposentos, checar equipamentos e demais detalhes. Pode substituir eventualmente o manobrista e ajudar nos serviços da portaria.
Como deve ser feita a acomodação do cliente no hotel?
- O mensageiro deve levar o cliente até o elevador, andando a sua frente. Depois, cede passagem ao cliente para entrar no elevador. O mensageiro entra logo depois carregando a bagagem.
- Ao chegar ao andar de destino, o cliente deve sair primeiro do elevador. Se houver muita bagagem, o mensageiro deve avisar ao hóspede que, primeiro, o acompanhará até o apartamento e, depois, levará a bagagem.
- Enquanto caminham até ao apartamento, o mensageiro deve manter um diálogo agradável com o cliente, dando-lhe informações sobre o hotel e os serviços disponíveis. Não deve forçar o diálogo, se o cliente não estiver disposto a conversar.
- Ao chegar ao apartamento, o mensageiro deve abrir a porta, acender a luz de entrada e deixar o hóspede entrar primeiro.
- Em seguida, deve checar o minibar e fazer uma rápida demonstração de como ligar e acionar os equipamentos: ligando o ar condicionado e a TV, mostrando como acionar as torneiras de água quente no banheiro e como funcionam outros equipamentos existentes.
- Como último passo, faz a entrega da chave ao hóspede e despede-se, cordialmente, colocando-se à disposição.
A tarefa de mostrar os apartamentos e as dependências pode ser delegada ao mensageiro, caso o recepcionista não possa fazê-lo. Após o atendimento, os clientes devem ser encaminhados aos apartamentos, pelos mensageiros, da maneira usual. Também devem ser avisados para retirarem as bagagens no horário estipulado.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia as matérias abaixo:
- Chefe de recepção de hotel - responsabilidades diárias
- Dicas sobre atendimento telefônico em recepção de hotéis
Quer saber mais sobre o Curso CPT? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT da área Formação Profissional em Hotelaria.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários
Rafide Binza
24 de dez. de 2020EU TRBALHO EM HOTEL QUIS TER MAS CUNHECIMENTO
Resposta do Portal Cursos CPT
29 de dez. de 2020Olá, Rafide Binza
Como vai?
Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.
Atenciosamente,
Erika Lopes
elenilda
18 de abr. de 2019FIZ O CURSO DE GOVERNANTA MAIS PERDI O DVD, GOSTARIA DE SABER SE POSSO PEDIR SEPARADO DOS LIVROS E QUAL SERIA O VALOR?
Resposta do Portal Cursos CPT
18 de abr. de 2019Olá Elenilda,
Agradecemos a visita e comentário em nosso site.
Vamos passar suas informações para o setor responsável e nossas consultoras entrarão em contato.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto
cicera
18 de abr. de 2018Gostei do livros
Resposta do Portal Cursos CPT
18 de abr. de 2018Olá Cícera,
Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos