Qual a função dos mensageiros nos hotéis?

É de grande relevância a preparação e capacitação dos profissionais que trabalham na hotelaria, principalmente daqueles que lidam diretamente com os hóspedes, entre eles os mensageiros

Qual a função dos mensageiros nos hotéis?   Artigos Cursos CPT

 

O setor terciário da economia, do qual faz parte o setor de turismo, é um dos que mais cresce no mundo e, também, no Brasil. O setor hoteleiro, oferecendo serviços aos turistas, também acompanha esse crescimento. Ao lado desse crescimento econômico, ocorreram grandes transformações no mercado da hotelaria, devido à necessidade de se adequar à competitividade que o caracteriza, acompanhar as novas tendências e atender às exigências dos clientes. Dentro dessa realidade, torna-se de grande relevância a preparação e capacitação dos profissionais que trabalham na hotelaria, principalmente daqueles que lidam diretamente com os hóspedes, entre eles os mensageiros. "Sim, é isso mesmo, até os mensageiros devem passar por capacitação constante para que possam cumprir com eficiência suas atividades diárias no hotel", afirma Lairson Lopes Sena, professor doCurso a Distância CPT Treinamento em Reservas e Recepção, em Livro+DVD e Curso Online.

Mas, afinal, o que fazem os mensageiros no dia a dia do hotel? Geralmente, os mensageiros de hotéis são os responsáveis por:
- Recolher objetos esquecidos, providenciar e manter organizados os jornais do dia, manter os cinzeiros limpos, solicitar da governança pequenas limpezas, manter os móveis arrumados e organizados.

- Recolher e levar a bagagem dos hóspedes, acompanhá-los até o quarto, abrir a porta, apresentar os aposentos, checar equipamentos e demais detalhes. Pode substituir eventualmente o manobrista e ajudar nos serviços da portaria.

Como deve ser feita a acomodação do cliente no hotel?


- O mensageiro deve levar o cliente até o elevador, andando a sua frente. Depois, cede passagem ao cliente para entrar no elevador. O mensageiro entra logo depois carregando a bagagem.

- Ao chegar ao andar de destino, o cliente deve sair primeiro do elevador. Se houver muita bagagem, o mensageiro deve avisar ao hóspede que, primeiro, o acompanhará até o apartamento e, depois, levará a bagagem.

- Enquanto caminham até ao apartamento, o mensageiro deve manter um diálogo agradável com o cliente, dando-lhe informações sobre o hotel e os serviços disponíveis. Não deve forçar o diálogo, se o cliente não estiver disposto a conversar.

- Ao chegar ao apartamento, o mensageiro deve abrir a porta, acender a luz de entrada e deixar o hóspede entrar primeiro.

- Em seguida, deve checar o minibar e fazer uma rápida demonstração de como ligar e acionar os equipamentos: ligando o ar condicionado e a TV, mostrando como acionar as torneiras de água quente no banheiro e como funcionam outros equipamentos existentes.

- Como último passo, faz a entrega da chave ao hóspede e despede-se, cordialmente, colocando-se à disposição.

A tarefa de mostrar os apartamentos e as dependências pode ser delegada ao mensageiro, caso o recepcionista não possa fazê-lo. Após o atendimento, os clientes devem ser encaminhados aos apartamentos, pelos mensageiros, da maneira usual. Também devem ser avisados para retirarem as bagagens no horário estipulado.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia as matérias abaixo:


- Chefe de recepção de hotel - responsabilidades diárias
- Dicas sobre atendimento telefônico em recepção de hotéis

Quer saber mais sobre o Curso CPT? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Formação Profissional em Hotelaria.
Por Silvana Teixeira.

Cursos Relacionados

Curso Treinamento de Camareira Curso Treinamento de Camareira

Com Prof.ª Luciana Tebar

R$ 486,00 à vista ou em até 12x de R$ 40,50 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Treinamento em Reservas e Recepção Curso Treinamento em Reservas e Recepção

Com Prof. Lairson Sena

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Treinamento de Governanta Curso Treinamento de Governanta

Com Prof.ª Luciana Tebar

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

cicera

18 de abr de 2018

Gostei do livros

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de abr de 2018

Olá Cícera,

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Outros artigos relacionados à área Formação Profissional em Hotelaria

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade