WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito

O que se espera de um bom bartender?

Mais do que bebidas, um bartender oferece prazer a alegria às pessoas

Bartender

A profissão do bartender vai muito além de misturar ingredientes e entregar bebidas prontas para as pessoas: o profissional que trabalha fazendo drinks é considerado um artista e tem, em suas mãos, a oportunidade de proporcionar prazer, alegria, amizade e boas histórias em diferentes locais e em diferentes ocasiões.

Heitor de Magalhães, professor do Curso CPT Treinamento de Bartender – Barman/Barwoman, explica que bartender é o nome dado ao garçom que trabalha no bar, preparando e servindo bebidas. É utilizado o termo barman quando o profissional é do sexo masculino e o termo barwoman quando é do sexo feminino.

Há, basicamente, dois tipos de bartenders:

- O bartender clássico, que entende muito sobre as bebidas, sobre a composição de cada uma delas, as características, as combinações, entre outras. A partir desse conhecimento, é capaz de criar seus próprios drinks, mas também entrega os clássicos.

- O bartender free style, que, além do conhecimento, também possui habilidades manuais que envolvem malabarismo, pirotecnia e mágica, por exemplo. Possuem uma postura diferente dos bartenders clássicos e entretém o público em festas e eventos variados.

O bartender em eventos

Aniversários, casamentos, comemorações corporativas e outros eventos em geral costumam contar com um bartender para oferecer as mais diversas bebidas aos convidados. Porém, assim como a bebida, o atendimento também deve ser de qualidade. É fundamental que o profissional:

- Seja receptivo

Sempre que alguém se direcionar ao bar para pedir uma bebida, o bartender deve olhar nos olhos e manter uma postura elegante para escutar o pedido. O cumprimento de mãos é dispensável, mas pode ser feito caso o “cliente” tome a iniciativa.

- Seja cortês

Além da educação, o tratamento deve ser formal, a menos que seja dispensado. “Senhor”, “senhora”, “com licença”, “bom proveito”, dentre outras expressões são importantes para que se realize um tratamento cortês com a pessoa que solicita uma bebida.

- Interaja

Mais do que a interação formal, é possível que o bartender interaja explicando os ingredientes, a bebida, dando informações ou curiosidades para os clientes. Isso ajuda a criar uma relação mais amistosa entre as partes.

Como deve ser a conduta de um bartender?

O que diferencia um bartender de outro qualquer não é somente a forma como ele prepara a bebida ou como mantém seu bar organizado. Além de conhecer a fundo as bebidas, é crucial que seja pontual, esteja disposto e apresente bom humor em seu trabalho. Ainda, deve saber sugerir drinks, acompanhamentos e prezar pela satisfação de quem bebe o seu drink.

- O bartender pode bebe durante o serviço?

Com certeza não. Ainda que ele trabalhe com várias bebidas, esse profissional não deve ingeri-las durante o trabalho, bem como não deve fumar, comer ou mascar chicletes para manter uma postura adequada frente a seus clientes. Manter o uniforme sempre limpo também é importante.

Equipe de bar

O bartender é um dos funcionários que integram a equipe de um bar, seja ele de restaurante, casa de show ou de algum evento. Junto a ele, trabalha o chefe de bar, que é o responsável por coordenar toda a equipe; o bar back, que trabalha repondo os materiais e garantindo que o bar funcione corretamente; e o copeiro, que atua no “pré-trabalho” do bartender, cortando frutas, lavando os copos e deixando tudo pronto para que o serviço de bebidas comece.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Hotelaria:

Treinamento de Bartender – Barman/Barwoman
Profissionalizante de Barman
Treinamento de Garçom

Fonte: Conceito Bar – conceitobar.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!