
A camareira dá início ao seu trabalho a partir de sua entrada no apartamento, usando o cartão magnético: primeiro, ela deve desligar o ar-condicionado, abrir a porta da varanda, recolher a roupa de cama e banho sujas, deixando-as no carrinho, localizado na porta do apartamento. Em seguida, ela deverá repor os itens de papelaria na mesa da sala de estar e seguir para a varanda, limpando-a e posicionando seus móveis conforme o padrão estabelecido pelo hotel. "Ao voltar ao carrinho, ela seleciona os tipos de lençóis que serão utilizados e faz a cama", afirma Luciana Rogéria Tebar, professora do Curso a Distância CPT Treinamento de Camareira, em Livro+DVD e Curso Online.
Após esses procedimentos, a camareira deve retirar o pó dos móveis, o lixo dos apartamentos e dos banheiros e colocá-los no carrinho, para, então, repor os produtos no minibar, e lavar ou trocar os copos na pia, recolocando-os para o uso.
No banheiro, deve-se limpar o espelho, a pia, o vaso, (bidê se houver) e banheira; repor o papel higiênico e amenities. Em seguida, será feita a substituição da roupa de banho, a varredura do banheiro e a arrumação da bandeja ou da bancada de utensílios pessoais do hóspede. Para finalizar, fecha a porta da varanda (quando houver), varre e passa pano no chão (quando tapetado ou carpetado, passa-se o aspirador), borrifa-se neutralizador de odores no ambiente, liga novamente o ar-condicionado na temperatura inicial, fecha a porta do apartamento e preenche o relatório.
Existe orientação, por parte da gerência de governança, quanto à forma de realizar o trabalho, no entanto, não existem regras claras. Apenas alguns detalhes são padronizados, como o posicionamento de alguns móveis, bandejas, bloco de anotações, questionário de satisfação; forma da dobradura do lençol e papel higiênico. Dessa maneira, as tarefas são cumpridas e os modos operatórios variam bastante.
Alguns realizam as tarefas com um capricho extremamente rigoroso enquanto outros as fazem com mais rapidez; vai depender do estilo de cada camareiro(a) e também de quem é a coordenadora do andar. O ideal é que essas qualidades sejam bem administradas na execução das atividades: capricho, dinâmica para realizar as tarefas e rapidez.
Nem todas as tarefas são realizadas todos os dias, variação que se deve ao movimento do hotel. Entretanto, não existe um critério que explique claramente o que deve ou não ser feito. O estado de "sujeira" de cada apartamento também varia bastante em cada jornada.
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Por Silvana Teixeira.
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