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O comportamento do garçom é fundamental para a satisfação do cliente

Profissionais bem treinados são o segredo do sucesso dos estabelecimentos

 Saber servir é primordial para a satisfação do cliente

O setor hoteleiro tornou-se uma das atividades mais importantes do terceiro milênio. Dentre os profissionais mais importantes deste setor, destacamos os garçons, que desempenham um papel essencial quanto ao atendimento aos clientes bem como quanto ao sucesso da empresa. Além de um nível de escolaridade elevado, esse importante profissional deve manter conduta e comportamento exemplares como também domínio das técnicas do bem servir.

 

O Curso de Treinamento de Garçom, produzido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, fornece importantes informações para os que desejam destaque no bom atendimento ao cliente. A cargo desse trabalho está a professora Raquel Alzier Ferreira, da Escola de Hotelaria e Turismo de São Paulo. Ao término do curso e ao ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, afiliada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação à Distância.

 

Segundo a professora Raquel Alzier Ferreira, um garçom exemplar deve ter um treinamento adequado, utilizando-se de técnicas padronizadas e modernas que alcancem as exigências não só do mercado nacional como também do mercado internacional. Além disso, o tratamento que o garçom oferece ao cliente é o que gera o sucesso da empresa, já que aumenta a frequencia deste ao local bem como aumenta o número de indicações de demais clientes.

 

Dentre os requisitos comportamentais e morais estão: ser cortês com os clientes (utilizando-se de expressões como “com licença”, “bom dia”, “boa noite”), ser discreto (não se intrometendo com os clientes, nem criando intimidade), ser atencioso, paciente e tranquilo, ser pontual e assíduo, ser dinâmico e criativo, ter facilidade de comunicação e expressão, saber trabalhar em equipe, ter respeito por seus superiores, colegas e clientes, entre outros.

 

Não só esses requisitos são primordiais como também as habilidades desenvolvidas pelo garçom para atrair mais e mais clientes, como por exemplo, conhecer as técnicas da área, procurar se atualizar conforme as tendências da época, dominar as técnicas de venda e, como principal diferencial, dominar o idioma estrangeiro para atrair turistas.

 

Além disso, a eficiência do garçom está em como é sua conduta e comportamento perante os clientes e, para isso, um bom profissional deve andar em passo normal, falar em tom de voz normal, não falar mal dos colegas e da empresa, manter diálogo com os clientes em nível formal, saber ouvir o cliente e suas necessidades, entre outros fatores.

 

Adotando todas essas técnicas, ministradas pela professora Raquel Alzier Ferreira, o futuro profissional estará apto a desenvolver uma série de habilidades para atender bem, pois o garçom é o funcionário do restaurante ou do bar que mais tem contato com os clientes dos mais diversos tipos.

 

Por Andréa Oliveira

 

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