Classifica-se material de apoio os veículos de comunicação capazes de fazer a promoção dos estabelecimentos comerciais e hoteleiros. Os mais utilizados e que ajudam na consistência da venda são compostos por:
- Brochuras: devem conter ótimas fotos, identificação do hotel, mapa de localização, descrição das facilidades, formas de contato, estrutura, atrativos próximos.
- Fichas técnicas: são resumos dos brochuras, normalmente de uma só página contendo as informações mais relevantes de forma clara e direta (frases curtas e objetivas).
- Diretórios de outras empresas: devem ter informações atuais, fotos atrativas, formas de contato, preços coerentes, textos chamativos.
- Gift-certificates (“vales-presente”): oferecidos como forma de presentear outras pessoas.
- Peças de entretenimento: servem para a divulgação de shows, festivais e outras atrações no hotel por meio de cartazes ou folhetos.
- Flyers: pequenas peças utilizadas para divulgação em massa, em algum evento ou promoção do hotel. São usualmente enviados através de mala direta.
- Mapas: devem conter informações de acesso ao estabelecimento, localidades adjacentes a ele e o tempo de deslocamento para esses locais.
- Brochuras para banquetes/eventos: apresentam dados relevantes para a realização de eventos nas dependências do hotel, como: tamanho, dimensão, capacidade e forma de disposição de cada uma das salas, tamanho das portas, pé-direito, móveis, tarifas e descontos.
- Revistas da empresa: permite a divulgação de informações mais detalhadas do hotel, com maior credibilidade e a um custo reduzido (podem também conter anúncios de empresas não-concorrentes).
- Tarifários: tendo em vista as inúmeras alterações de valores (acréscimos ou descontos), devem ser utilizados preferencialmente como referência, informando datas de validade das tarifas, políticas especiais (grupos ou empresas), tarifas de cama extra, conversores de moeda, impostos e taxas, horários de entrada e de saída, reservas, hospedagem de crianças, dentre outros.
- Vídeo: é um dos veículos mais poderosos de divulgação de hotéis, devendo ser profissional e objetivo, ressaltando todos seus pontos positivos.
Conheça os Cursos CPT, da área Hotelaria, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas. Entre eles, destacam-se:
Curso CPT Como Administrar Hotéis
Curso CPT Treinamento de Camareira
Curso CPT Treinamento em Reservas e Recepção
Curso CPT Treinamento de Governanta
Curso CPT Marketing em Hotelaria
Curso CPT Segurança em Hotéis
Por Silvana Teixeira
Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.