De nada, ou quase nada, adianta o seu hotel possuir boa estrutura, cômodos aconchegantes, um visual chamativo, designer elegante, e muitas outras excelentes opções de descanso e lazer, se ele não possuir uma boa imagem para os clientes ou, ainda, se tais atrativos forem desconhecidos pelo público. Sendo assim, para conseguir alavancar sua audiência e atrair novos clientes, a boa administração hoteleira deverá procurar por profissionais competentes, por pessoas aptas a trabalhar como Relações Públicas, que possam fazer todo um trabalho de divulgação e promoção do seu hotel. Neste sentido, o relações públicas, à serviço do seu hotel, providenciará as seguintes ações:
- Trazer jornalistas para conhecer os produtos e serviços;
- Promover atividades que envolvam os funcionários;
- Realizar reuniões com pessoas-chave;
- Divulgar prêmios recebidos pelo hotel e pelos funcionários;
- Divulgar a visita de celebridades, com a autorização das mesmas;
- Divulgar contribuições feitas para a comunidade;
- Promover e divulgar eventos que ocorram no estabelecimento;
- Promover inaugurações de toda espécie;
- Divulgar mudanças operacionais significativas para o público;
- Participar de eventos ligados à indústria do turismo.
É importante que o Relações Públicas tenha um press kit para a mídia, contendo informações sobre o estabelecimento, fotografia, brochuras, nomes para contato, telefones e e-mail. Veja abaixo:
- Endereço e telefones de pessoas-chave da mídia e da empresa;
- Formulários requeridos e procedimentos aprovados;
- Currículo do pessoal-chave do hotel;
- Resumo das informações sobre a empresa, os serviços, os produtos etc.;
- Brochuras;
- Políticas e procedimentos para informações confidenciais;
- Display, faixas, pódio etc.;
- Seleção de fotos prontas para a imprensa;
- Perguntas feitas anteriormente e suas respostas;
- Tabela de preços e descontos;
- Pacote promocional;
- Clipping – arquivos de recortes com notícias e publicidade sobre a empresa e a concorrência.
Para o contato direto com a mídia, é preciso que o Relações Públicas esteja devidamente preparado, pois estará falando em nome do hotel. Deve dominar as regras e os procedimentos especiais do estabelecimento.
Conheça os Cursos CPT, da área Hotelaria, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas. Entre eles, destacam-se:
Curso CPT Como Administrar Hotéis
Curso CPT Treinamento de Camareira
Curso CPT Treinamento em Reservas e Recepção
Curso CPT Treinamento de Governanta
Curso CPT Marketing em Hotelaria
Curso CPT Segurança em Hotéis
Por Silvana Teixeira
Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.