A empresa hoteleira, segundo o conceito do Instituto Brasileiro de Turismo - Embratur, “é a pessoa jurídica que explora ou administra meios de hospedagem, e que tem em seus objetivos sociais o exercício de atividades hoteleiras.”
Atualmente, os estudiosos da administração de serviços relacionam a hospitalidade com um valor que toda a empresa deve cultivar, a fim de antecipar-se às necessidades dos clientes. Isso equivale afirmar que, nas relações humanas, a amabilidade na recepção é um dos ingredientes fundamentais ao prazeroso convívio ou relacionamento.
Assim, a hotelaria hospitalar objetiva, dentro das atividades que lhe são competentes, oferecer aos pacientes condições de bem estar, assistência, segurança e qualidade no atendimento, agregando todas as práticas profissionais existentes nas instituições de saúde. Nessa forma administrativa, todos os serviços de organização são disponibilizados ao cliente. Nos hospitais, isso também ocorre, pois não se pode fragilizar a cadeia de gestão de serviços existentes em todas as unidades.
É assim que se concretiza o real conceito de gerência desse tipo de serviço. Sistematicamente, da admissão até a alta, o paciente necessita conhecer e avaliar o serviço prestado, mesmo após o seu atendimento. Ao ser hospitalizado, o indivíduo afasta-se do trabalho, da família e dos amigos. Além de estar “hospedado” em um ambiente considerado estranho e distante das rotinas, suas carências necessitam ser supridas com as similaridades do dia-a-dia. Não acontecendo isso, o tratamento pode ser demorado e doloroso.
A recuperação e/ou restauração da saúde acontece, inicialmente, sob a ótica da humanização, representada pela forma de tratamento da equipe.
Há dez anos, a hotelaria hospitalar não fazia parte do contexto brasileiro. Desde que o médico fosse competente e o local aparentemente limpo, nada mais importava. Atualmente, quem procura um hospital está em busca de soluções para seus problemas e tem consciência do seu direito de ser bem atendido. Trata-se de um cliente que vai comprar um produto, o tratamento e a assistência.
A partir desse momento, o estabelecimento percebe que precisa corresponder não só às necessidades do cliente, mas também às suas expectativas. O paciente quer continuar em contato com o mundo, não só pelo telefone, mas também pela televisão, jornais, revistas, entre outros. O hospitalizado não deseja se sentir excluído da sociedade e exige um ambiente com aspecto que lembre mais um hotel e que cause menos estresse. Nessa perspectiva, os hospitais reconheceram que precisam mudar o conceito de hospedagem para proporcionar, em vez de um ambiente frio e impessoal, um ambiente agradável e humanizado.
A hotelaria hospitalar é voltada para uma contínua busca da excelência, conciliando os objetivos do hospital com o ato de hospedar.
Assim, pela sua preocupação com o bem estar, a hotelaria hospitalar é voltada para uma contínua busca da excelência, conciliando os objetivos do hospital com o ato de hospedar, sem perder de vista a especificidade de sua clientela. Embora o foco principal seja o tratamento e a assistência, o hospital passa a investir nos serviços que envolvem a hospedagem, reconhecendo o paciente e seu acompanhante como clientes.
É nesse sentido que o CPT – Centro de Produções Técnicas, mobilizou profissionais e instituições da mais alta competência para elaborar e oferecer o curso Hotelaria Hospitalar. Nele é abordado o planejamento e a implantação do serviço, tanto para empreendimentos novos quanto para a atualização de outros em funcionamento, com especial atenção aos aspectos físicos, segurança patrimonial, governança, serviços oferecidos e a viabilidade do espaço de encontros, hospitalidade, e recuperação física e mental dos pacientes.
O curso foi produzido no âmbito do convênio entre o Centro Superior de Tecnologia em Hotelaria, Gastronomia e Turismo, a Escola de Hotelaria e Turismo de São Paulo, e o CPT - Centro de Produções Técnicas.
Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-Line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.
A recuperação e/ou restauração da saúde acontece, inicialmente, sob a ótica da humanização, representada pela forma de tratamento da equipe, comunicação, instalações físicas e, principalmente, pela hospitalidade oferecida.
Por: Ariádine Morgan
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Comentários
Elaine
7 de nov. de 2014Gostaria de saber mais sobre Hotelaria Hospitalar e receber informativos grátis.
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10 de nov. de 2014Olá, Elaine!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
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Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos
Wanessa
20 de jan. de 2014Estou fazendo um projeto de pesquisa referente a hotelaria hospitalar e gostaria de citar alguns tópicos dessa matéria. Em que ano foi publicado?
Resposta do Portal Cursos CPT
21 de jan. de 2014Olá, Wanessa!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Este artigo foi publicado na data de 25/10/11.
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Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos
lusia rodrigues dos santos da cruz
24 de ago. de 2013avise me quando já estiver o curso de hotelaria hospitalar pois quero me especializar mais
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26 de ago. de 2013Olá, Lusia!
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Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos