Depois do encaminhamento do hóspede ao apartamento, deve-se ainda realizar uma série de tarefas administrativas. São elas:
-Completar a ficha de registro (FNRH);
-Registrar os dados do registro no computador e/ou no livro de recepção;
-Comunicação interna sobre a entrada do hóspede nos outros departamentos, que pode ser feita pela rede interna de computadores, ou por meio de slip contendo os dados fundamentais do hóspede e de sua estada;
-Registro do hóspede no livro de registro policial (utilizado em algumas partes do Brasil);
-Registro das chegadas no livro de entrada e saída (caso seja utilizado pelo hotel);
-Abertura de uma fatura em nome do hóspede e seu registro no controle de faturas. Em sistema informatizado, o software gera automaticamente uma nota de despesas para cada cliente;
-Arquivamento de documentos relacionados ao hóspede (reserva, ficha de registro, voucher, carta, fax, entre outros), na seção do fichário relativa ao apartamento que ele ocupa;
-Atualização do quadro de ocupação dos apartamentos e do “rack” numérico de apartamentos;
-No sistema informatizado, esse controle é feito automaticamente;
-O registro de dados, a abertura de contas e a comunicação sobre a entrada do hóspede devem ser feitos o mais rápido possível, para que todo o hotel tenha acesso aos dados, para oferecimento dos serviços.
Quase todos os hotéis utilizam o Livro de Recepção, independente de operar com um sistema computadorizado. Nesse livro, são registradas, diariamente, as entradas e as saídas, e também uma série de dados importantes para administração do sistema de hospedagem.
As informações necessárias são:
-Número do apartamento;
-Nome do hóspede;
-Número de hóspedes que ocuparão o apartamento;
-Tarifa designada;
-Plano de hospedagem escolhido;
-Data de check-out (para caso de check-in) ou data de check-in (para caso de check-out);
-Número da fatura;
-Observações.
Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Hotelaria, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas (CPT), entre eles o Curso Treinamento em Reservas e Recepção.
Por Andréa Oliveira.
Acesse os links abaixo e conheça mais sobre Check-in e Check-out em Hotelaria:
O que significa check-in e check-out
CHECK-IN
Check-in de grupo e de hóspede VIP
Como encaminhar o hóspede ao apartamento
Como receber o hóspede com reserva
Como receber o hóspede sem reserva
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Comentários
Geny Muchanga
11 de set. de 2017Gostei do blog
Resposta do Portal Cursos CPT
11 de set. de 2017Olá, Geny.
Agradecemos sua visita e comentário. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso site.
Atenciosamente,
Renato Rodrigues.