O gerente geral desempenha diversos papéis na administração do hotel. Ele pode ser o proprietário ou um funcionário contratado pela organização hoteleira. Sua eficiente atuação é de fundamental importância para o sucesso do hotel, já que é ele o profissional responsável por liderar pessoas e talentos.
Sendo assim, é necessário que o gerente geral do hotel seja dotado de especial capacidade administrativa para conseguir coordenar o trabalho de todos os outros gerentes, garantindo que os departamentos funcionem perfeitamente e gerem receitas.
Para exercer o seu papel de forma exemplar, é preciso que o gerente geral do hotel possua algumas habilidades, tais quais:
- Postura sóbria;
- Conhecimento de línguas;
- Domínio de processos administrativos do planejamento, organização, direção e controle das atividades operacionais, administrativas e financeiras do hotel;
- Experiência em gestão hoteleira de departamentos;
- Conhecimentos de informática;
- Conhecimento da rotina das operações do hotel e da gestão de recursos humanos;
- Capacidade para treinar e descobrir talentos; e
- Aptidão para trabalhar em equipe.
As principais responsabilidades do gerente geral são:
- Administrar e, ou orientar a administração de cada área funcional do hotel;
- Comunicar aos proprietários e convencê-los da necessidade de investimentos, como: compra ou reforma de mais móveis, instalações, equipamentos decoração; contratação de funcionários, entre outros;
- Administrar a marca (no caso de hotel franqueado), mantendo constante monitoramento dos padrões estabelecidos por ela;
- Atender, na medida dos interesses do hotel, às necessidades da comunidade onde está inserido, realizando eventos de interesse da administração do município, de entidades, eventos beneficentes, arrecadação de fundos etc.;
- Liderar e orientar os gerentes que administram os diversos departamentos do hotel.
As principais habilidades que o gerente geral deve apresentar são:
- Habilidade conceitual: capacidade de coletar, interpretar e usar as informações de maneira lógica;
- Habilidade interpessoal: capacidade de entender as pessoas e interagir com elas (hóspedes, funcionários e fornecedores);
- Habilidade administrativa: capacidade de organizar e voltar seus esforços para a demanda do hotel; e
- Habilidade técnica: capacidade de lidar com as questões específicas da gestão hoteleira, como, por exemplo, a projeção de demanda de apartamentos pelos hóspedes, a definição de preços e a solução de problemas operacionais.
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Por Silvana Teixeira.
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