O garçom é o funcionário do restaurante ou bar que tem maior contato com os clientes. A excelência em seus serviços cativam e fidelizam a clientela
As atribulações do dia a dia estão cada vez mais intensas, a sociedade em constantes modificações e o brasileiro, em meio a tantas mudanças tem deixado velhos hábitos no passado e investido em novas formas de se ganhar tempo, dinheiro e reduzir o estresse.
Uma alternativa estratégica encontrada por aqueles que trabalham fora e possuem poucas horas de almoço é a procurar por restaurantes afim de fazer suas refeições, já que ir em casa e prepará-lo tornou-se um incômodo para aqueles que precisam realizar a máxima quantidade de atividades em muito pouco tempo.
Percebendo essa alteração comportamental no brasileiro, empreendedores estão investindo em estabelecimentos comerciais que atendam a esse público, através da construção de bons restaurantes ou casas especializadas que ofereçam este tipo de serviço. Mas, por estarem inseridos num mercado cada vez mais competitivo, essas empresas precisam tornar-se excelentes na prestação de serviços e estarem preparadas para atender uma clientela cada vez mais exigente.
A contratação de garçons e/ou garçonetes, portanto, é inevitável, pois uma casa que ofereça um excelente produto, bom serviço, preço acessível e qualidade no atendimento fideliza o cliente e garante a sua permanência no mercado. Pode-se afirmar, então, que o garçom desempenha um papel essencial no atendimento aos clientes.
“A profissão de garçom exige do profissional conduta e comportamento exemplares e o
É fundamental que o profissional conheça as técnicas do serviço de garçom, busque aprimoramento profissional e procure sempre se atualizar
domínio das técnicas do bem servir. Daí, surge a necessidade de um treinamento adequado, com a utilização de técnicas padronizadas e modernas, que atendam às exigências dos melhores estabelecimentos, em nível internacional.”, afirma a professora Raquel Auzier Ferreira, do curso Treinamento de Garçom, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
A profissão exige, portanto, alguns conhecimentos básicos, mas de fundamental importância para aqueles que querem investir nessa atividade e se firmar no mercado de trabalho. Vamos a elas:
Questão comportamental
O garçom é o funcionário do restaurante ou bar que tem maior contato com os clientes. A opinião que o cliente forma do estabelecimento está diretamente relacionada com o tratamento que recebeu do garçom. Por isso, é fundamental que ele tenha atitudes e comportamentos compatíveis com sua profissão, tornando-o capaz de atender bem a todos os tipos de pessoas que frequentam o estabelecimento.
Valores morais
Ser cortês com os clientes, utilizando sempre expressões como “com licença”, “bom dia”, “boa noite”, “muito obrigado” etc. Ser discreto, não se intrometendo ou criando excesso de intimidades com os clientes; Ser atencioso com os clientes; Ser paciente e tranquilo; Ser honesto em todos os aspectos, com a empresa, com os colegas e com os clientes; Ser pontual e assíduo, apresentando-se 10 minutos antes do início do seu turno de trabalho; Ser dinâmico e criativo, mostrando disposição para executar o trabalho e resolvendo problemas inesperados; Ter facilidade de comunicação e expressão, pois a essência do seu trabalho é comunicar-se com os clientes; etc.
Habilidades específicas
Conhecer as técnicas do serviço de garçom; Buscar aprimoramento profissional, procurando sempre se atualizar de acordo com as tendências de sua profissão; Ter domínio das técnicas de venda; Seguir algumas regras de conduta e de postura, enquanto estiver trabalhando.
Regras de conduta
Andar em passo normal, no salão, sem correr; falar em tom de voz normal com os clientes, nem alto, nem baixo demais; não falar mal de colegas de trabalho e, ou, da empresa; não comer, beber, fumar, mascar balas ou chicletes no local de trabalho; não utilizar o telefone, equipamentos ou materiais do restaurante para fins pessoais; manter o diálogo com os clientes num nível formal, nunca entrando em intimidades dos clientes; ouvir o cliente, e só emitir o seu ponto de vista quando lhe for pedido; não gesticular ao explicar ao cliente sobre um prato.
O garçom deve ficar com o corpo reto, elegante, mas sem ficar tenso; As mãos, se desocupadas, devem ficar atrás das costas; O garçom não deve se escorar nos móveis, cadeiras ou bancos do restaurante ou bar.
Regras de postura
O garçom deve ficar com o corpo reto, elegante, mas sem ficar tenso; As mãos, se desocupadas, devem ficar atrás das costas; O garçom não deve se escorar nos móveis, cadeiras ou bancos do restaurante ou bar.
Tarefas essenciais
As tarefas que devem ser executadas pelos garçons podem variar de um estabelecimento para outro, dependendo do seu tamanho, do número de funcionários e da complexidade do trabalho. No entanto, podemos falar de algumas funções básicas e gerais que são atribuídas ao garçom, que são relacionadas a seguir:
- Preparar o local de trabalho (“mise-en-place” do salão);
- Preparar, organizar e esterilizar os materiais e utensílios utilizados no salão (“mise-en-place” de utensílios);
- Fazer a “mise-en-place” das mesas;
- Recepcionar e acomodar os clientes (pode ser tarefa do maître ou do garçom);
- Anotar os pedidos dos clientes;
- Fazer o pedido na cozinha e, ou, no bar de serviço;
- Servir alimentos e bebidas, sabendo utilizar diversas modalidades de serviço;
- Atender as reclamações dos clientes;
- Recolher o pagamento das contas dos clientes; e
- Zelar pelos equipamentos e materiais utilizados em seu trabalho.
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Por Silvana Teixeira
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