“Devido à expansão do setor hoteleiro no Brasil, a concorrência na hotelaria tem se tornado bastante acirrada. Sendo assim, para acompanhar as transformações do mercado e ajudar o hotel a se tornar cinco estrelas, o gestor deve buscar continuamente informações que contribuam para o planejamento e a boa gestão hoteleira”, afirma Lairson Lopes Sena, professor do Curso CPT Como Administrar Hotéis.
Os clientes têm se tornado cada vez mais exigentes e, quando procuram um hotel, esperam serviços de excelência. Até mesmo as crianças buscam conforto e aconchego nas acomodações. Sem falar que todos ficam na expectativa de desfrutar o melhor da gastronomia internacional e nacional, além de um atendimento de qualidade. Hoje, oferecer aos hóspedes hospitalidade na recepção, agilidade nos serviços e cardápio diferenciado é um passo adiante para o hotel ganhar cinco estrelas.
Hospitalidade na recepção
Não há como falar em hotelaria sem enfatizar a hospitalidade. Assim que as pessoas chegam ao hotel, a primeira impressão é a que fica. Portanto, uma equipe bem treinada certamente acolherá muito bem os hóspedes com cordialidade, presteza e carinho. Isso vale para todos os funcionários do hotel, desde a camareira até o gerente. Enfim, é essencial estar devidamente preparado para receber a todos com qualidade e excelência. Cabe ao gestor avaliar criticamente como a equipe oferece os serviços aos hóspedes, para identificar falhas e, assim, tomar as devidas providências para corrigi-las.
Agilidade nos serviços
Outro aspecto de suma importância, e determinante, para tornar um hotel cinco estrelas é a agilidade nos serviços. Nenhum hóspede pretende ficar uma eternidade para ser atendido, seja qual for a sua solicitação. Para evitar que isso aconteça, mantenha a equipe bem capacitada e use a tecnologia a seu favor. A automação dos processos no setor hoteleiro otimiza os serviços e agiliza o atendimento aos hóspedes de forma descomunal. A comanda eletrônica, por exemplo, evita erros de anotação e aumenta a rotatividade das mesas do restaurante do hotel.
Cardápio diferenciado
Para oferecer aos hóspedes um cardápio diferenciado, é preciso ajustar o menu aos hábitos do público-alvo. O ideal é criar algo enxuto, mas que satisfaça o gosto dos clientes. Opções em excesso no menu geram desperdício e prejuízos aos negócios. Uma boa dica é escolher pratos que fortaleçam a marca do hotel, ao mesmo tempo que agradam ao paladar dos hóspedes. No mercado, há especialistas contratados para montagem de cardápios, que podem ajudar nessa importante tarefa. Investir em tecnologia nessa fase também é uma excelente estratégia. O cardápio digital, por exemplo, permite agilidade ao atendimento, além de fazer sucesso entre os hóspedes.
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Por Andréa Oliveira.
Fonte: Ecomanda.
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