Como montar um saboroso café da manha no seu hotel

O café da manhã de um hotel ou pousada precisa ser bem projetado em todos os aspectos, bem elaborado e considerado um produto de marketing para o negócio.

Café da manhã de hotel

Seja qual for o tipo de negócio, é essencial demonstrar preocupação com o cliente; ele precisa perceber que é importante para o empreendimento. Dessa forma, faz-se necessário haver investimentos em reformas, troca de mobiliário e piso, segurança, instalação e aprimoramento de equipamentos de conectividade, e, principalmente, na qualidade dos serviços e na qualificação do pessoal. No segmento hoteleiro, dentre todos os itens importantes para o bom atendimento e satisfação do hóspede, o café da manhã merece um destaque especial. Se antes ele era considerado um elemento básico da hospedagem, que fazia parte da diária, atualmente, ele deve ser considerado um fator de grande importância para o negócio, que pode ser personalizado, individualizado, de acordo com o perfil do hóspede.

É perfeitamente possível utilizar do evento café da manhã para oferecer um serviço diferenciado aos hóspedes, um tratamento mais intimista, principalmente para aqueles que se hospedam por mais dias ou mais vezes no hotel. Identificar as pessoas como conhecidas no estabelecimento, oferecer ajuda, esclarecimentos, enfim, estar sempre perto do cliente, é um diferencial na forma de tratar o hóspede no hotel. Tudo isso são ações que juntas poderão resultar na fidelização do hóspede ao hotel.

Anderson Luiz Silva, professor do Curso a Distância CPT Montagem e Gerenciamento de Café da Manhã de Hotel, nos alerta que “o café da manhã de um hotel ou pousada precisa ser bem projetado em todos os aspectos, bem elaborado e considerado um produto de marketing para o negócio. Isso envolve uma infraestrutura adequada, a utilização de matéria-prima de boa qualidade e produtos apetitosos, custo compatível com o valor da diária e de um serviço eficiente, moderno e de boa qualidade.”

Confira algumas dicas para que seu estabelecimento ofereça um serviço de café da manhã excelente e, assim, conquiste ainda mais seus clientes.

 

Cuidados com o espaço físico

É preciso que o salão destinado para essa prestação de serviços seja bem aproveitado. Para isso, as mesas devem ser distribuídas de modo que a circulação dos clientes seja facilitada; o buffet seja bem organizado por setores, apresentando lugares distintos para as comidas quentes, os frios, as bebidas, os talheres, entre outros; e a decoração do salão e a música ambiente sejam leves e alegres, combinantes com o astral característico do período matinal;

 

Composição do cardápio

Alguns itens são primordiais, tais como frutas, bebidas quentes (café adoçado e sem açúcar, chá, leite e chocolate quente), pão, bolos e biscoitos, pratos quentes (ovos mexidos, salsichas, bacon e molhos), frios e laticínios (presunto, queijo,  iogurte, manteiga, requeijão, entre outros). Não esqueça de disponibilizar versões sem glúten e sem lactose dos diferentes alimentos oferecidos para os eventuais hóspedes intolerantes a essas substâncias.

 

Funcionários treinados para a atividade

A capacitação do quadro de funcionários para a atividade do café da manhã é essencial, ainda mais que a dinâmica desse serviço se difere bastante do almoço e jantar. É preciso que os colaboradores tenham habilidade em retirar os utensílios das mesas dos clientes que já terminaram a refeição, principalmente daqueles que, embora não irão comer mais, ficarão ainda sentados batendo um papo. Além disso, eles devem ser proativos ao repor os alimentos que estão acabando para que estes não cheguem a faltar e, obviamente, não deixarem nunca de ser solícitos e gentis com todos, o que é preciso ser enfatizado pois não são raras as pessoas que sofrem de mau humor matinal.

 

Cuidados extras

- Disponibilizar equipamentos próprios para o café da manhã, como torradeiras, misteiras, entre outros.

- Oferecer um ambiente sempre climaticamente agradável por meio de aparelhos para controle de temperatura.

- Cada alimento deve ser identificado com uma etiqueta.

- A reposição dos alimentos deve seguir, sempre, um esquema rigoroso e eficiente.

 

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Fonte: Hotelflow - hotelflow.com.br

Por Bruna Falcone Zauza

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