WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como funcionam os serviços de quarto e banquete em hotéis

O setor de A&B (Alimentação e Bebidas) é responsável pelo serviço de quarto em hotéis. Já o serviço de banquete é responsabilidade de um setor exclusivo conhecido como catering

Como funcionam os serviços de quarto e banquete em hotéis

 

Serviço de quarto

O gerente de A&B é responsável pelo serviço de quarto em hotéis de pequeno e médio portes. Em hotéis maiores, pode haver um gerente exclusivo para esse serviço. O serviço de quarto é um serviço para os hóspedes. Muitos escolhem um hotel apenas por esse serviço. No entanto, ele não gera lucros para o hotel, porque os custos são muito altos, principalmente, com a mão de obra. Outros fatores que encarecem esse serviço são os utensílios extras e os equipamentos específicos necessários.

“O gerente-geral deve ter consciência dos desafios decorrentes da oferta de serviço de quarto e identificar os recursos que permitem ao hotel dispor dessa área tão essencial, porém menos lucrativa”, afirma o professor Lairson Lopes Sena, do Curso Como Administrar Hotéis, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

É importante que os alimentos que constam do menu do serviço de quarto possam ser transportados sem perder a qualidade. A questão da qualidade com que os alimentos chegam ao quarto é muito importante, por isso, deve ser solicitado um feedback aos hóspedes, por meio do preenchimento de formulários. O gerente de A&B deve analisar as opiniões dos hóspedes e o gerente-geral deve examinar pessoalmente os formulários. Se houver problema, cabe ao gerente-geral analisar a situação e buscar uma solução em conjunto com os funcionários envolvidos.

Da mesma forma, o gerente-geral deve estar sempre atento para verificar se os problemas operacionais ligados ao serviço de quarto estão sendo satisfatoriamente solucionados. O “order taker”, ou seja, a pessoa que recebe os pedidos dos hóspedes, deve ser muito bem treinado. A comunicação entre todas as pessoas que fazem parte desse serviço deve ser perfeita, para evitar erros no atendimento dos pedidos.

Banquete

Em hotéis de maior porte, pode haver um setor exclusivo de catering, que organiza banquetes, ou esse serviço pode ser encampado pelo departamento de A&B e pelo de marketing e vendas. Hotéis que captam negócios na área de convenções e encontros têm necessidades especiais, como vários coffee breaks, recepções e serviços de alimentação diversos.

Os eventos com banquete são mais lucrativos que as operações de um restaurante de hotel. Neles, pode ser oferecido um menu especial, com margem de lucro maior. Além disso, sabe-se com antecedência a quantidade de refeições que deve ser servida, o que facilita o dimensionamento da mão de obra e da quantidade de alimentos, diminuindo os desperdícios.

O gerente-geral deve saber e compreender como funcionam os banquetes, como podem ser avaliados e como podem melhorar a lucratividade do hotel e atender às metas relativas à satisfação dos hóspedes. Deve também verificar se o hotel está conquistando uma participação de mercado razoável com essa atividade.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Hotelaria.

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!