É fato dizer que o turismo nunca esteve tão em alta, movimentando cifras antes nunca imaginadas. País hospitaleiro, feliz e dono de muitas maravilhas, o Brasil sempre estará na mira dos olhares do mundo, principalmente daqueles que amam o turismo, amam viajar, amam conhecer novos destinos.
No País verde e amarelo é possível encontrar lindas cachoeiras; praias espetaculares; regiões de frio contrastando com regiões de um calor intenso; grandes metrópoles, abastecidas com tudo aquilo que a modernidade oferece, e paraísos ecológicos, isolados de tudo e de todos; grande fauna; grande flora; e, enfim, grandes eventos. O Brasil é o lugar onde as cores se misturam, os cheiros se revelam, os gostos se confundem e os sorrisos se encontram. Para o viajante, basta apenas pensar em um atrativo, característico de um País tropical, que a resposta vem de pronto: no Brasil tem!
Mas, e aí? O que fazer para acomodar da melhor forma possível esses amigos que vêm nos visitar? O que fazer para acolher e encantar essas pessoas que preferiram a nós que a outros destinos? Uma coisa é certa: não podemos fazer feio. É necessário nos preparar para os ilustres visitantes. Neste sentido, os hospitais, a Polícia Militar, o comércio local, enfim, todas as áreas de diversos ramos de trabalho e prestação de serviços também deverão se manter à postos, para que nossa clientela seja atendida nos mínimos detalhes, levando ao resto do mundo boas palavras sobre a nossa nação.
É pensando nisto, que o setor de hospedagem, em hotelaria, está em fase de pleno crescimento, com expansão acelerada na construção de novos hotéis e pousadas, no Brasil. Em razão da crescente expansão das redes hoteleiras e da constante dinâmica que se volta a oferta de acomodações, recursos e outras especificidades, oriundas da expansão tecnológica e de qualidade de vida, abrem-se, no mercado de trabalho, inúmeras vagas para a função de camareira.
Portanto, apostar em um treinamento profissional e investir em si é, e sempre será, sinônimo de emprego garantido nesta área.
“Para acompanhar esse processo, os profissionais que atuam no ramo de hotelaria devem mostrar eficiência e receber treinamento de acordo com métodos padronizados e modernos de trabalho, afim de se alcançar a plena satisfação dos clientes.”, afirma a Professora Luciana R. Tebar, do curso Treinamento de Camareira, produzido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
É neste momento que se destaca a grande importância das camareiras. Com o seu trabalho, elas garantem o bem-estar dos hóspedes. São elas as responsáveis pela arrumação, limpeza e higienização, do ambiente, além de controlar os produtos usados nos apartamentos e de procederem à reposição dos mesmos. Vejamos outros detalhes:
Perfil desejado
A profissional camareira deve possuir agilidade, discrição, organização, sigilo absoluto do que vê ou ouve e disposição para o trabalho.
Principais atribuições
- Fazer a limpeza, higienização, arrumação e a organização dos apartamentos;
- Encaminhar as roupas dos hóspedes para a lavanderia;
- Atender as solicitações dos hóspedes;
- Realizar a inspeção de check out, reposição e controle de material, do atendimento de pedidos e reclamações.
Equipe de apoio
Coordenadora: Auxilia “order taker” na abertura de mesa, responsável pelo relatório de discrepância.
Arrumadores: Responsáveis pela limpeza e arrumação dos corredores, dão suporte às camareiras repondo roupa de banho e cama dos carrinhos.
Controlador de Minibar: Repõe o estoque de bebidas nos carrinhos da camareira e recolhe as notas dos produtos consumidos para baixa na recepção.
Valet: Recolhe o saco de roupas sujas e encaminha para a lavanderia da empresa (que pode ser terceirizada).
Todas essas funções podem ser executadas pela camareira, a depender do porte do hotel e do quadro de funcionários disponível. Ou seja, quanto maior o hotel, maior o número de funcionários, estes que também ficam cada vez mais específicos no caso dos hotéis de categoria mais alta.
Apresentação pessoal
A aparência e a higiene pessoal dos funcionários são consideradas pelos hóspedes quando avaliam os serviços do hotel. Todos os funcionários devem ter o máximo cuidado com o asseio pessoal e trabalhar com o uniforme completo.
Uniforme
- A camareira deve trabalhar sempre uniformizada, mantendo o uniforme limpo e bem passado.
- O uniforme não pode ser muito justo, nem muito curto;
- Deve ser usado completo, inclusive com avental e touca.
Confira mais informações, acessando os cursos da área Hotelaria.
Por Silvana Teixeira.
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